Receitas

Aprenda a preparar um saboroso molho de espinafre

Por Redação Doutíssima 06/06/2015

O molho de espinafre é um acompanhamento muito versátil e que vai bem com vários tipos de pratos. Além disso, o espinafre é um alimento carregado com toneladas de nutrientes e possui baixo teor de calorias. As folhas verdes escuras, como as desse vegetal, são importantes para pele e cabelo, bem como para a saúde óssea.

 

Molho de espinafre: uma receita cheia de benefícios

O espinafre tem um valor nutricional muito alto. Ele é rico em antioxidantes e boa fonte de vitaminas A, B2, C e K. Além disso, contém magnésio, manganês, ácido fólico, ferro, cálcio e potássio. Se você quer investir em uma receita deliciosa e saudável, vale a pena experimentar o molho de espinafre.

molho de espinafre

Molho feito com espinafre é rico em nutrientes e pode acompanhar massas e carnes. Foto: iStock, Getty Images

Os flavonoides e os antioxidantes encontrados no espinafre, principalmente o betacaroteno, têm sido apontados em vários estudos como uma substância de combate a diversos tipos de câncer, incluindo mama, próstata e ovário.

 

De acordo com um levantamento do Instituto Karolinska, da Suécia, comer uma tigela de espinafre todos os dias aumenta a eficiência muscular. Eles observaram que os participantes do estudo que consumiram 300g diários de espinafre, por três dias, tiveram esse efeito.

 

Além disso, conforme o Instituto de Pesquisas Médicas de Queensland, Austrália, o espinafre é capaz de reduzir o risco de câncer de pele. Os estudiosos descobriram que vegetais de folhas verdes, como o espinafre, estão relacionados com uma redução no risco de incidência da doença, especialmente entre aqueles que já a tiveram no passado.

 

Não bastassem todos esses benefícios, ele também aumenta a saúde dos olhos e tem fortes propriedades antienvelhecimento.

 

molho de espinafre 

Como fazer um molho de espinafre

Quer mais motivos para preparar um molho feito com espinafre? Além de fazer muito bem para a saúde, essa receita é deliciosa e combina com vários pratos.

Você pode usar o molho de espinafre em massas, acompanhando carnes, saladas e como um molho para aperitivos. É possível ainda soltar a imaginação e dar um uso personalizado à receita.

 

Confira duas receitas de molho de espinafre – uma delas em versão light.

 

1. Receita Tradicional

Ingredientes:

– 25g de manteiga

– 1 cebola pequena, finamente picada

– 2 colheres de sopa de farinha de trigo

– 200 ml de leite integral

– 200g de espinafre

– 100 ml de creme de leite

– Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Aqueça a manteiga em uma panela e, em seguida, adicione a cebola e cozinhe por cinco minutos até amolecer. Misture a farinha e cozinhe por dois minutos e, na sequência, adicione o leite. Quando ele tiver sido incorporado, cozinhe por cinco minutos até que o molho tenha engrossado.

 

Enquanto isso, coloque o espinafre em um grande coador. Despeje sobre ele uma chaleira de água fervente até que as folhas fiquem murchas (você pode ter que fazer isso duas vezes). Coloque o espinafre em um pano de prato limpo, esprema o excesso de líquido e, em seguida, pique grosseiramente. Misture o espinafre, o creme de leite, o sal e pimenta a gosto no molho.

 

2. Molho de espinafre light

Ingredientes:

– 1 maço de espinafre

– 1 colher (sopa) de requeijão light

– 1 cebola ralada

– 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

– Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Refogue a cebola, acrescente o espinafre e misture até reduzir a água. Depois, acrescente o requeijão light e tempere com sal a gosto e vá mexendo até engrossar. Retire do fogo e está pronto para servir.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!