Receitas

Peru de Natal: saiba como fazer o prato tradicional da ceia

Por Redação Doutíssima 09/12/2015

Nas festas de fim de ano, o peru de Natal ganha destaque em muitas mesas brasileiras e é o prato principal. Mas você sabe porque nós comemos peru nessa época do ano?

Devido à colonização europeia. Isso mesmo, a introdução do peru como prato principal na ceia de Natal é em comemoração ao nascimento de Cristo.

peru-de-Natal-istock-getty-images

Peru é o prato principal da ceia natalina e merece destaque à mesa. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com artigo do professor Carlos Roberto Antunes dos Santos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a abundância e extravagância caracterizam a essência da ceia de Natal, pois esse momento passou a simbolizar o sucesso diante das adversidades enfrentadas durante o ano.

Segundo o antropólogo, Lévi-Strauss, de acordo com as nossas convenções sociais, o prato principal deve ser assado, pois assim lhe confere status de honra na mesa, ou seja, é considerado superior a alimentos que foram cozidos, por exemplo. 

Peru de Natal tradicional

Veja agora como preparar uma versão tradicional do peru de Natal:

Ingredientes:

– 1 embalagem de peru temperado congelado

– 250 gramas de presunto cozido defumado

– 1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco

– 1/2 xícara (chá) de nozes picadas

– 1/2 xícara (chá) de uva-passa branca

– 6 ramos de salsa picados

– 6 talos de cebolinha picados

– 1 laranja descascada

– 1 ramo de Alecrim

– 4 colheres (sopa) de margarina

– 1 xícara (chá) de vinho branco

– 1 colher (sopa) de farinha de trigo

Decoração:

– 250 gramas de presunto cozido defumado fatiado

– 1/2 xícara (chá) de nozes

– 1/2 xícara (chá) de uva-passa branca

– 10 talos de cebolinha francesa

Modo de preparo do peru:

Descongele o peru conforme as instruções da embalagem. Reserve. Preaqueça o forno na temperatura média (200ºC). Enquanto isso, em um processador bata o presunto defumado e o creme de leite até a mistura ficar homogênea. Depois acrescente a essa mesma mistura uva-passa, nozes, salsa e cebolinha.

Em uma assadeira, coloque o peru e em sua cavidade acomode a laranja inteira, o alecrim e o recheio de presunto defumado que acabou de fazer. Para fechar a cavidade utilize palitos de madeira e barbante. Cubra o peru com papel alumínio e asse por 1he30.

Retire o papel-alumínio e pincele a cada 30 minutos com margarina. Asse por mais 1h50 ou, então, até o termômetro do peru pular. Depois é só colocar a ave em uma travessa e reserve.

Leve a assadeira ao fogo com o vinho branco e adicione, aos poucos, uma pasta feita com a farinha de trigo e 2 colheres (sopa) de água. Mexa sem parar e ferva por 5 minutos em fogo alto até formar um molho espesso. Coe e transfira para uma molheira.

Modo de preparo da decoração:

Retire a laranja colocada na cavidade do peru e espalhe ao redor da ave as fatias de presunto dobradas, as nozes, as uvas-passas brancas e a cebolinha francesa. Sirva o peru com o molho e com o creme de presunto.

Para incrementar ainda mais esse prato principal, você pode dispor frutas em torno da ave, preparar molhos para marinar ainda uma farofa com grãos.

Como reaproveitar a ceia de Natal

O Natal termina, as sobras da ceia ficam e uma pergunta permanece ano após ano: como reaproveitar a ceia? Uma das alternativas é preparar um escondidinho de peru.

Ingredientes:

– 200 gramas de purê de batata

– 50 gramas de cebola picada

– 50 gramas de pimentão vermelho picado

– 20 gramas de figo

– 20 gramas de queijo parmesão

– 10 gramas de salsinha desidratada

– 25 ml de creme de leite

– 25 ml de vinho branco

– 25 ml de azeite de oliva

–  200 gramas de peru desfiado

Modo de preparo

Coloque em uma panela o azeite, a cebola, o pimentão e o peru desfiado. Em seguida, acrescente o queijo parmesão e salsinha. Refogue e depois adicione o vinho, creme de leite e o figo.

Depois é só montar o peru no prato com cobertura de purê de batatas. Ainda é possível utilizar as sobras dos ingredientes para decorar o prato.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!