Exercícios

Saiba o que é e como usar o personal trainer online

Por Redação Doutíssima 08/06/2015

A última moda é o personal trainer online, que trabalha com seus clientes através de e-mail ou outra plataforma. É uma forma barata de ter um acompanhamento profissional para seu treino. Mas será que os prós superam os contras dessa prática?

 

A diferença entre o personal trainer tradicional e o personal trainer online é, basicamente, o acompanhamento presencial, ou não, do especialista. Os princípios básicos de treino são praticamente os mesmos, só que ao invés de ser supervisionado presencialmente, você receberá o programa de treino e aconselhamentos através de telefone, e-mail ou aplicativos.

personal trainer online

Pessoas com rotina agitada podem usufruir do serviço online do personal trainer. Foto: iStock, Getty Images

 

Personal trainer online: prós e contras

O custo de um personal trainer, às vezes proibitivo, considera três fatores: conhecimento, programação e tempo. Quando o acompanhamento é online, o treinador não precisa destinar o fator tempo para um cliente específico – e isso barateia bastante o serviço.

 

Além disso, o cliente tem maior flexibilidade. É possível realizar os exercícios quando e onde ele quiser, e a programação é adaptável à rotina.

 

No entanto, é preciso pensar bastante antes de contratar esse tipo de profissional. É que existem alguns contras que você deve colocar na balança antes de tomar uma decisão.

 

Com um profissional ao seu lado, você terá um imediato e poderá corrigir eventuais imperfeições nos exercícios na hora – evitando lesões, por exemplo. Isso é inviável, por motivos óbvios, quando se contrata um personal trainer online – no máximo, ele conseguirá analisar um vídeo e corrigi-lo para o futuro, mas não no momento da execução do exercício.

 

Por outro lado, as chances de contratar um profissional que não seja tão capacitado são grandes – será difícil checar suas credenciais online, por exemplo. Lembre-se que exercício físico é coisa séria e que, se mal executado ou programado, coloca até mesmo sua saúde em risco.

 

Personal trainer online: indicação e contraindicação

Esse tipo de profissional é indicado, basicamente, para pessoas que já tenham certa experiência em exercícios físicos ou que precisem de flexibilidade nos horários de treinamento.

 

Realmente, se você tem experiência sobre a execução correta dos exercícios, e procura apenas programa e orientação de um instrutor experiente, ter um personal trainer online é uma ótima opção.

Além disso, para muitas pessoas com rotina agitada, é inviável exercitar-se em horários programados – nesse cenário, o serviço é uma boa alternativa para manter o foco no tempo que você tiver disponível.

 

Mas se o seu objetivo é aprender a execução correta dos exercícios, você precisa de um profissional que auxilie nisso pessoalmente. Isso é importante não apenas para visualizar resultados, mas também por sua própria segurança.

 

Caso você seja o tipo de pessoa que precisa de muito estímulo para começar o seu treino, desista da opção online. As chances de você deixar de exercitar-se em razão da ausência de cobranças são bastante grandes.

 

Como escolher um profissional online

É preciso ter bastante cuidado ao escolher um personal trainer online. Muitos podem apresentar credenciais questionáveis, e isso é potencialmente perigoso quando se trata de exercício físico.

Considere, antes de escolher, as qualificações do personal desejado. Veja se o site fornece informações básicas sobre a equipe – diploma universitário ou credenciamento em órgão de classe, por exemplo. Além disso, vale a pena buscar referências com outras pessoas que já utilizaram o serviço.

Esses cuidados são importantes pela quantidade de profissionais existentes no mercado. Segundo o Conselho Federal de Educação Física (Confef), um personal trainer precisa estar preparado para fazer trabalhos diferenciados, que garantam o bem-estar do cliente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!