Clínica Geral

Saiba quando a cirurgia de hérnia umbilical é indicada

Por Redação Doutíssima 08/06/2015

Uma das dúvidas e preocupações comuns em mães e pais de recém-nascidos é a hérnia umbilical. A protuberância, que surge exatamente no local da cicatriz umbilical, acontece quando uma alça intestinal atravessa o tecido muscular. Nesses casos, pode haver a necessidade de uma cirurgia de hérnia umbilical.

 

A hérnia é uma protuberância anormal que pode ser sentida ou observada na região do umbigo. Esse tipo de hérnia é aquele que se desenvolve nas vezes em que uma porção do revestimento do abdômen, de parte do intestino ou fluido do abdômen se acumula por meio do músculo da parede abdominal.

cirurgia de hernia umbilical

Hérnia no umbigo é comum em bebês e pode deixar a região inchada, mas não causa dor. Foto: Shutterstock

Além da hérnia umbilical, conforme a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede abdominal (SBH), existem a epigástrica (ocorre na linha média do abdômen), a inguinal (atinge a virilha) e a inguino escrotal (ocorre na bolsa escrotal masculina). Para todos os tipos, a cirurgia é a forma de tratamento mais indicada.

Necessidade da cirurgia de hérnia umbilical

Antes de pensarmos na necessidade ou não da cirurgia de hérnia umbilical, é importante entender um pouco de suas causas. Comum em bebês, esse tipo de hérnia pode ser causado por peso baixo ao nascer e nascimento prematuro. Elas ocorrem em 10% a 20% das crianças.

A hérnia acontece quando o anel umbilical, formado por músculos e outros tecidos na área que liga o cordão umbilical ao corpo do feto, não se fecha antes que o bebê nasça. Quando os músculos não se unem totalmente na linha do abdômen, essa falta de força na parede abdominal pode provocar uma hérnia no nascimento ou mesmo mais tarde.

Segundo a SBH, pode acontecer, e ocorre na maioria das vezes, de a hérnia no umbigo fechar até que a criança complete um ou dois anos de idade. Nesses casos, a cirurgia não se faz necessária. Dados mostram que a maioria das hérnias desse tipo fecham até os cinco anos de idade.

A tensão e o choro não são causadores da hérnia mas, devido ao esforço, ela pode ser mais visível quando a criança chora. Podendo variar de tamanho, as hérnias no umbigo não ultrapassam os 2,5 centímetros de diâmetro e não causam dor. Tanto em crianças quanto em adultos, os sintomas serão os mesmos: protuberância e inchaço perto do umbigo.

Sintomas como irritabilidade, vômitos, desconforto abdominal e até mesmo febre devem ser avaliados ainda mais pelo médico, pois podem indicar a necessidade de um procedimento cirúrgico.

Você já deve ter ouvido falar, pois é crendice popular, que colocar uma moeda ou envolver o abdômen da criança com uma faixa vai resolver o problema. Não vai. O fato é que existem muitas opiniões sobre a necessidade da cirurgia de hérnia umbilical. É importante conversar com o médico pediatra para tirar toda e qualquer dúvida.

Como ocorre a cirurgia de hérnia umbilical

A cirurgia de hérnia umbilical é feita por meio de uma pequena incisão no umbigo da criança anestesiada. O procedimento coloca a alça do intestino de volta à cavidade abdominal e os músculos são costurados (suturados).

Em alguns casos, os médicos optam pela colocação de um pedaço de material de malha, usado para auxiliar no fortalecimento dos músculos daquela região. A recuperação de uma cirurgia de hérnia umbilical é rápida, e o paciente, na maioria das vezes, volta para casa no mesmo dia do procedimento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!