Clínica Geral

Entenda o que é hematologia e quais são as principais doenças do sangue

Por Redação Doutíssima 20/03/2014

A hematologia é a área da ciência que estuda as doenças do sangue, sendo especificamente para as doenças que já ‘nascem’ no sangue.Ela estuda elementos figurados do sangue como os glóbulos vermelho (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, além de estudar os órgão onde são produzidos, como a medula óssea o linfonodo e o baço.

É importante saber, que algumas patologias endocrinológicas (hipotireoidismo), nutricionais (deficiência de cálcio), infecciosas (hepatites, mononucleose) ou reumáticas (lúpus), mesmo estando ligadas a alterações hematológicas, não são estudadas pela hematologia e tratada pelos médicos dessa área que são conhecidos como hematologistas.

 

hematologia

 

Quais são as principais doenças estudadas pela hematologia

 

O principal exame feito no hematologista é o hemograma e nesse exame podemos encontrar as 3 principais ‘classes’ de doenças mais comuns no estudo da da hematologia são:

1- As alterações dos glóbulos vermelhos, que quando encontrado em valores baixos é chamado de anemia e que quando encontrado em valores elevados  é chamado de policitemia, ou popularmente conhecido como ‘sangue grosso’.

2- Alterações nos glóbulos brancos que podem representar uma grande quantidade de patologias como a leucemia.

3- Alterações das plaquetas que são mais comuns quando os valores estão diminuídos, pois podem representar risco de sangramentos espontâneos ou hemorragias, e faz parte de um grupo de doenças denominado “distúrbios da coagulação”, entre os quais a mais comum é a Púrpura.

A anemia é uma patologia bem conhecida, ocorro principalmente em pessoas carentes que tem uma alimentação precária, sendo a falta de nutrientes a causa da doença. Mas existem também situações onde a anemia ocorre por herança genética.

Os exames feitos pela hematologia para identificar se o paciente tem algum tipo de anemia são, exames de sangue, de fezes, de coombs e eletroforese das hemoglobinas.Entre os tipos de anemia estão  anemia ferro pênica, anemia megaloblástica e anemia aplástica.

Outra doença conhecida e tratada na hematologia é a leucemia, o câncer de sangue. Essa patologia se desenvolve devido desenvolvimento anormal das células que se desenvolvem na medula óssea, e formariam as células sanguíneas, e de acordo com o tipo de célula será o tipo de leucemia. A chamada, leucemia aguda ocorre devido desenvolvimento rápido de células imaturas do sangue, impedindo a medula óssea de produzir células saudáveis. O tratamento deve ser feito rapidamente , pois essas células espalham-se rapidamente, podendo levar à morte em meses ou até mesmo semanas.

No caso da leucemia o principal exame feito para identificar a doença é o hemograma completo aonde uma amostra de sangue vai para análise para fazer contagem dos glóbulos brancos (leucócitos), vermelhos (hematócitos) e das plaquetas, também é feito o mielograma que verifica a existência de células leucêmicas na medula óssea e o tipo destas célula.

Já no caso das doenças onde ocorrem alterações de plaquetas, um caso bem comum na hematologia é a púrpura, que é é uma doença em que há extravasamento de sangue para a pele ou mucosas, ocasionando manchas arroxeadas indolores, de tamanhos variáveis. A chamada púrpuras trombocitopênicas, é a que ocorre a diminuição das plaquetas, também existem as púrpuras não-trombocitopênicas, em que não há diminuição das plaquetas.

Seu diagnóstico pode ser feito através um simples exame de sangue ou através de testes que estudem a função dessas células.A púrpura trombocitopênica idiopática é a que tem tratamento mais complicado. Costuma-se usar corticoides para diminuir a destruição das plaquetas. Em casos mais severos é aconselhado a remoção cirúrgica do baço, órgão que fabrica anticorpos que causam a destruição das plaquetas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Trombocitopenia: sintomas, causas e tratamento

Sinusite Bacteriana: sintomas, causas e tratamento

Tratamento para hemofilia: Saiba como funciona

Alimentos que combatem a anemia

6 alimentos que aumentam o risco de câncer

Como interpretar um exame de sangue

Doar sangue é vital