Clínica Geral

Pais precisam estar atentos ao calendário de vacinas

Por Redação Doutíssima 09/06/2015

O Programa Nacional de Imunização (PNI), estabelecido pelo Ministério da Saúde, já tem mais de 40 anos. Uma de suas principais funções é reger as ações de prevenção contra doenças e promover um calendário de vacinas. E quando o assunto é proteger seu filho, é fundamental estar em dia com suas diretrizes.

O 9 de junho marca o Dia da Imunização, uma data essencial na proteção contra doenças. As vacinas imunizam o corpo humano contra vírus e bactérias que podem comprometer a saúde e provocar enfermidades graves, inclusive levando à morte.

calendario-de-vacinas

Em diferentes faixas etárias, crianças devem ser imunizadas contra série de doenças. Foto: iStock, Getty Images

As campanhas nacionais de vacinação, conforme define o PNI, atingiram 95% da população alvo da maioria das vacinas no calendário entre 2002 e 2012, informa o Portal Brasil, canal oficial do Governo Federal. E não são apenas as crianças que garantiram proteção no período.

O calendário de vacinas do PNI inclui em suas campanhas bebês em seu primeiro ano de vida, crianças, adolescentes, adultos e idosos. A imunização é uma grande aliada no combate, controle e extermínio de doenças que podem comprometer a saúde pública.

Atenção ao calendário de vacinas

Cartilha educativa do Ministério da Saúde reforça que a imunização da população e a busca pela saúde pública plena não é uma responsabilidade só dos profissionais da saúde. A sociedade como um todo deve se mobilizar para garantir o bem de todos.

Isso inclui pais de crianças pequenas. Ao vacinar seu filho, você não está protegendo somente a criança e sim todos os que estão à sua volta. Por isso, é tão importante o controle dos pais e responsáveis na imunização dos pequenos.

Conheça o calendário de vacinas oficial

O governo atualiza e adapta o calendário de vacinas a cada ano, se adequando com as necessidades da população e os riscos de epidemias. Apesar de oferecer imunização para grupos de todas as faixas etárias, o foco principal é em crianças.

De acordo com a Cartilha de Vacinação da OMS (Organização Mundial da Saúde), as principais imunizações para crianças no calendário de vacinas são:

– A BCG, que protege contra a tuberculose

– A “gotinha”(imunização via oral) conta a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil

– Tetravalente, uma vacina que protege contra a meningite causada por haemophilius, coqueluche, tétano e difteria

– A tríplice viral, que combate o sarampo, a rubéola e caxumba

– Vacina contra a hepatite do tipo B

– Vacina contra a febre amarela.

Além dessas, outras vacinas podem ser exigidas de acordo com a incidência de algumas doenças. Outros tipos de imunização são recomendados ou exigidos de adolescentes e adultos, por isso, é importante seguir o calendário de vacinas e ter registrado o histórico das imunizações.

Para ter certeza de que você e seus filhos estão protegidos, consulte um médico ou o posto de saúde local para se certificar de que todos estão com o calendário de vacinas em dia. Idosos e mulheres grávidas precisam ter ainda mais atenção, já que fazem parte de um grupo de risco para algumas doenças.

Com a saúde em dia e a certeza de estar livre de doenças e epidemias, é muito mais fácil ser feliz. Assim, você também garante um futuro mais tranquilo e saudável para você e seus pequenos herdeiros.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!