Motivação > Slider Home

Confira 5 dicas para quem quer vencer na vida

Por Redação Doutíssima 11/06/2015

Somos orientados e criados para vencer na vida. É essa a mensagem passada pelos pais, pelos professores, pelos padrinhos. Todos querem ver seus filhos realizados e é isso que fica em nossa mente. Mas será que todos sabem o que essa expressão realmente significa?

Para o jornalista e palestrante Daniel Müller, vencer na vida, primeiro, tem a ver com o que a pessoa quer para si. E aí os significados podem ser muitos. Mas antes de tudo, é preciso saber a fundo o que se deseja.

vencer na vida

Saber o que deseja e traçar objetivos são importantes para conquistar o sucesso. Foto: iStock, Getty Images

“Para alguns, é fazer fortuna, para outros é casar e ter filhos, depende muito daquilo que as pessoas querem”, afirma Müller, que é diretor do Instituto Cada Vez Melhor.

Com experiência em palestras para um público bem diversificado, Müller cita um autor famoso entre os escritores de temas ligados à motivação. “O T. Harv Ecker afirma que a maioria das pessoas diz não ter tudo o que quer, mas não sabe o que quer”, diz Müller ao mencionar o autor do livro O Segredo das Mentes Milionárias.

Vencer na vida é ser feliz

Para ilustrar ainda mais sua afirmação, Müller menciona uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos, em 2009, que perguntava às pessoas qual seu maior objetivo. “Mais de 90% disseram que queriam ser felizes, mas somente 3% sabiam como fazer para ser feliz”, diz.

Ser feliz está ligado a se sentir realizado e, de acordo com o palestrante, esse caminho passa inevitavelmente pelo autoconhecimento. “Por isso, eu sempre digo a quem quer vencer na vida: primeiro descubra o que você quer”, enfatiza. 

A partir daí, é preciso basear-se em nas duas metas que ele costuma apresentar em seus treinamentos. A primeira é a meta estratégica, que é o objetivo, viajar, ser promovido, abrir um negócio, por exemplo. A segunda é a meta competência, descrita por ele como o “músculo” que vai impulsionar esse desejo.

No entanto, não basta traçar objetivos, saber o que quer e onde quer chegar. Estar preparado para os obstáculos ajuda a não sofrer com as frustrações e fortalece a passagem por períodos turbulentos.

Trata-se da visão de que na crise é que se cresce. É preciso enxergar oportunidades onde a maioria vê problemas. Em contrapartida, o excesso de autoconfiança pode ser um empecilho para o crescimento.

 

“O obstinado em crescer a todo custo tende a se tornar ansioso, e a ansiedade é co-irmã do medo. Então, a pessoa começa a achar que talvez não consiga vencer na vida e esse ‘talvez’ vai fazer travar”, comenta.

Cinco dicas para vencer na vida

Müller apresenta o que ele considera as cinco principais dicas para quem quer vencer na vida. Acompanhe e comece a trilhar o caminho da sua realização:

1. Defina claramente o que você quer

Escreva seu sonho, cole fotos que correspondam a ele. Ilustre seu desejo.

2. Seja positivo

Pense positivo toda a vez que ouvir a “voz do não”, siga firme acreditando que é possível.

3. Seja autoconfiante

Trabalhe sua autoconfiança, tenha a capacidade de olhar para dentro de si e reconhecer seus pontos positivos.

4. Valorize os relacionamentos

Tudo é consequência das relações humanas, por isso valorize seus relacionamentos e se aproxime das pessoas, deixando que elas também se aproximem de você.

5. Dê o seu melhor

Seja sempre o seu melhor, em qualquer situação, jamais seja “mais ou menos”.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!