O intestino é parte importantíssima do sistema digestivo. Dividido entre grosso e delgado, sua extensão vai do estômago ao ânus e é responsável por dar continuidade à digestão e absorver nutrientes dos alimentos. Mas o órgão só consegue fazer seu trabalho quando a flora intestinal está em dia.
Flora intestinal e bactérias
Já ouviu falar em probióticos? Eles são micro-organismos vivos, bactérias benéficas, que mantêm a flora intestinal regulada e funcionando como deve. Sua função no organismo é manter o equilíbrio no intestino, controlando o colesterol, diarreias e reduzindo o risco de câncer.
Estima-se que a flora do intestino seja composta por cerca de 100 milhões de bactérias, de 700 a 800 espécies diferentes, sendo 20% dessas a parte benéfica dos micro-organismos. Em torno de 50% do restante das bactérias pode ter efeito benéfico ou prejudicial, de acordo com o equilíbrio do ecossistema no local.
A revista Scientific American traz dados interessantes de um estudo que comparou pessoas obesas com indivíduos magros e saudáveis. O estudo descobriu que os com sobrepeso tinham menor variedade de micro-organismos no intestino. Isso significa que uma dieta ruim não causa apenas a deficiência de bactérias em quantidade, mas também em tipos encontrados no corpo.
Leites fermentados e iogurtes naturais são fontes de probióticos, já que a fermentação provocada pelas bactérias contidas em seus componentes transforma o leite em um produto derivado. Também é possível encontrar fontes de probióticos em pó ou cápsulas, mas o uso desses deve ser recomendado por um médico ou nutricionista.
Como manter a flora intestinal
De acordo com o Ministério da Saúde, a prisão de ventre (ou constipação intestinal) é uma consequência do consumo insuficiente de fibras. O órgão governamental ainda cita outros dois principais aspectos para a manutenção da flora do intestino, que vão além da ingestão de fibras: o consumo de água e a prática de atividade física.
As fibras e os exercícios físicos são fundamentais para ativar os movimentos do intestino responsáveis por empurrar os alimentos, absorvendo seus nutrientes e dispensando o restante. Atividades intestinais regulares também auxiliam na manutenção da flora intestinal e reduzem os riscos de doenças inflamatórias e câncer.
Em geral, alimentos naturais como frutas, legumes, cereais integrais, vegetais folhosos, leguminosas e oleaginosas oferecem a quantidade suficiente de fibras para que o intestino funcione bem. Esses alimentos devem estar presentes nas refeições todos os dias.
Como recuperar a flora do intestino
Uma dieta pobre em nutrientes e fibras e o uso de alguns tipos de medicamentos (antibióticos, por exemplo) podem ter efeitos devastadores na flora intestinal.
Os antibióticos que tomamos para eliminar bactérias que causam infecções no organismo não sabem distinguir as causadoras, assim acabam atacando todo tipo de micro-organismo, inclusive aqueles essenciais ao bom funcionamento do intestino.
Em casos de desequilíbrio, é importante procurar um médico para avaliar a melhor maneira de recuperar a flora intestinal e a saúde. Reveja também se você está consumindo água e fibras em quantidades suficientes e exercitando o corpo. Hábitos saudáveis como esses beneficiam a flora do intestino, bem como o funcionamento de todo o organismo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!