Localizada abaixo da bexiga, a próstata é um órgão exclusivamente masculino e é responsável pela produção de esperma. O tamanho deste órgão varia com a idade. Em um adulto jovem, por exemplo, a próstata pode pesar cerca de 15 gramas e a partir dos 40 anos seu tamanho pode aumentar. A partir dessa idade também crescem as chances de doenças se desenvolverem na próstata e a hiperplasia benigna da próstata é uma delas.
À frente da próstata existe o osso púbico, por cima dela se encontra a bexiga, atrás reto e por baixo o soalho pélvico. A relação da próstata com estes órgãos é muito importante, principalmente quando pensamos em alguns tratamentos que poderão ser realizados para tratar determinadas doenças. Várias doenças podem se desenvolver na próstata. Elas podem ser de natureza inflamatória, infecciosa, benigna e/ ou maligna. E qualquer uma delas são frequentes nos homens, principalmente a partir dos 40 anos de idade. A doença benigna da próstata denomina-se de hiperplasia benigna e é muito frequente.
Hiperplasia Benigna da próstata
A principal característica da doença é o aumento do volume do órgão, o que pode levar ao aparecimento de sintomas urinários mais ou menos intensos. Dentre estes sinais, podemos citar:
- Jato de urina fraco ou reduzido;
- Necessidade freqüente de urinar, especialmente em períodos noturnos;
- Sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente;
- Dificuldade de iniciar a passagem da urina;
- Dificuldade de interromper o ato de urinar;
- Urinar em gotas ou jatos sucessivos;
- Necessidade de fazer força para manter o jato de urina;
- Necessidade premente de correr ao banheiro.
Sintomas menos comuns :
- Dor durante a passagem da urina;
- Dor quando ejacula;
- Dor nos testículos.
O aumento de volume da próstata não é diretamente proporcional à intensidade dos sintomas. Homens com próstatas muito volumosas podem não desenvolver nenhum ou poucos sintomas, assim como àqueles que queixam-se dos sintonmas mas não possuem o órgão muito volumoso.
Diagnóstico da Hiperplasia Benigna da Próstata
Para que a doença seja confirmada, é fundamental que um urologista faça uma boa avaliação dos sintomas que são referidos pelo homem. Esta deverá ser a mais exata possível. Foram desenvolvidos vários tipos de questionários que auxiliam neste processo de diagnóstico. Além da analisar os sintomas do paciente, o médico poderá pedir exames como a ultrosonografia, exame de PSA, colhido através de amostras de sangue, no qual doenças que afetam a próstata podem ser diagnosticadas.
O questionário universalmente utilizado é conhecido como Índice Internacional de Sintomas Prostáticos e permite quantificar os sintomas que são referidos.A aplicação deste questionário deverá ser realizada antes do início de qualquer tipo de tratamento para a hiperplasia prostática benigna. A monitorização do sucesso alcançado por qualquer tipo de tratamento deverá ser feito com a aplicação sistemática deste questionário em todas as consultas de vigilância subsequentes.
Câncer de próstata e Hiperplasia Benigna da Próstata
Muitos homens que desenvolvem os sintomas descritos anteriormente, confundem a hiperplasia benigna com câncer de próstata. A primeira é de caráter benigno e a segunda, maligno e mais preocupante para a saúde do homem mas pode ser prevenida através do exames como o de Toque, por exemplo.
Tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata
Mesmo diagnosticados com a doença, pacientes que não apresentam sintomas da hiperplasia benigna da próstata não necessitam de tratamento. Entretanto, homens que desenvolvem sintomas, se queixam do aumento de próstata e apresentam obstrução nas vias urinárias devem procurar ajuda médica para iniciar o tratamento mais adequado.
Geralmente medicamentos que reduzem o volume da próstata são administrados mas quando esses não são eficazes, alternativas como a cirurgia de próstata dentre outros tratamentos menos invasivos podem auxiliar no tratamento de pacientes com a doença.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!