Bem-Estar > Motivação

Conheça 5 destinos exóticos para você visitar no Brasil

Por Redação Fortíssima 09/01/2016

Quando chega a hora das férias, muitas vezes é difícil escolher o melhor destino. Mas se você quer algo fora do comum e não deseja sair do Brasil, saiba que opções de destinos exóticos e com paisagens paradisíacas não faltam. A natureza é o principal destaque. 

Fugir do comum é tendência para 2016

Recentemente, o site TripAdvisor divulgou os resultados de sua pesquisa para o setor de viagens em 2016. Das 44 mil pessoas entrevistadas, a principal tendência para este ano é buscar novas experiências e fugir dos destinos já tradicionais e amplamente conhecidos.

Inovar e fazer algo diferente foi mencionado por 69% dos entrevistados. Ainda 15% das pessoas mencionou disposição para uma viagem radical. Ou seja, vale a pena ir em busca de lugares que podem oferecer momentos únicos.

destinos exóticos-doutissima-shutterstock

O Pantanal concentra uma extensa área de biodiversidade. Foto: Shutterstock

Melhores destinos exóticos do Brasil

O último relatório Sondagem do Consumidor, produzido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), indica que os destinos nacionais estão na mira dos brasileiros.

Os dados revelam que 25,9% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos seis meses: 81,7% deles para destinos nacionais e apenas 13,8% para fora do Brasil. Ainda outros 4,5% ainda se disseram indecisos.

Está com a maioria? Então confira alguns destinos exóticos para conhecer no Brasil.

  1. Pantanal (MT e MS)

São 263 espécies de peixes, 93 espécies de répteis, 122 espécies de mamíferos, 656 espécies de aves e 1.132 espécies de borboletas. Ainda que um lugar já conhecido, não é difícil perceber que no Pantanal sempre há novidades, seja em observações, safáris ou passeios de barco.

Para chegar, o ideal é ir até Cuiabá (MT) ou Campo Grande (MS) e a partir daí seguir por via terrestre. As temperaturas e condições variam bastante conforme o ano, então vale fazer uma boa consulta antes de viajar.

  1. Jalapão (TO)

Localizado no Tocantins, reúne cinco áreas conservadas. É o destino perfeito para pessoas que gostam de locais pouco badalados e de cachoeiras, piscinas e dunas capazes de atingir até 40 metros de altura.

Para chegar, vá até Palmas (TO) de avião e de lá siga por via terrestre. Vale saber que grande parte das estradas não são asfaltadas – ou seja, certifique-se de alugar um veículo adequado. Indica-se visitar de maio a setembro, que é a época de estiagem.

  1. Cânion do Rio Poti (PI)

Fica no Piauí e é ideal para pessoas que gostam de contemplar paisagens exóticas e de se arriscar a mergulhos nas águas que formam esse belíssimo cânion.

Para chegar, é preciso ir até Teresina (PI) e seguir por terra – mas atenção porque as estradas são, em grande parte, de terra. A melhor época para conhecê-lo durante o período chuvoso.

  1. Monte Roraima (RR)

É um dos pontos mais altos do Brasil e fica na área de fronteira com a Venezuela e a Guiana. Cenário paradisíaco, conta com cachoeiras, lagos e formações rochosas pouco usuais.

A curiosidade é que para chegar é preciso ir até Venezuela. Vá de avião até Boa Vista (RR), siga até Santa Elena de Uairén (Venezuela) e de lá à aldeia de Paraitepuy. A partir daí, o percurso é de caminhada. O melhor período para visitas é entre setembro e março, meses menos chuvosos.

  1. Vale da Lua (GO)

Localiza-se dentro da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Trata-se de um lugar único, que possui rochas que remetem ao terreno lunar. A Chapada também possui outros atrativos imperdíveis para visitar.

Para chegar, a melhor alternativa é ir até Brasília (DF) e de lá seguir por terra. Mas esteja preparado para caminhar bastante, porque o acesso se dá por longas trilhas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!