Sexualidade

Falofobia: veja como tratar a aversão ao pênis

Por Redação Doutíssima 17/06/2015

Você já sentiu um medo avassalador e irracional de objeto ou situação que representa pouco perigo real? É exatamente isso que pessoas com falofobia sentem sobre o pênis. Pode parecer estranho, mas essa fobia é capaz de prejudicar muito quem sofre com ela porque é um empecilho para a vida amorosa saudável. Felizmente, é possível tratá-la com sucesso.

falofobia

Falofobia pode prejudicar muito o casal porque atrapalha a vida sexual. Foto: iStock, Getty Images

 

O que é a falofobia?

A falofobia é uma condição em que a pessoa experimenta um extremo terror só de pensar em ser exposta a um pênis. Mesmo simples fotografias ou menções podem provocar crises de ansiedade, como se estivesse sendo atacado por um tubarão.

 

Ao contrário do que acontece quando os indivíduos se consideram assexuados e acham o pênis pouco atraente, essa fobia é um problema psicológico que muitas vezes se manifesta através de sintomas mentais e até físicos.

 

Várias razões podem explicar o aparecimento da falofobia. Uma das causas mais comuns é o trauma – geralmente sexual e ocorrido na infância ou na adolescência. Muitas das pessoas que sofrem com esse problema já foram abusadas sexualmente ou molestadas.

 

Além disso, distúrbios sexuais são comuns em mulheres que tiveram relações sexuais extremamente dolorosas, ou que são alérgicas ao sêmen. A associação entre dor e perigo pode levá-las a ter muito receio de um pênis. A falta de autoestima ou alto nível de insegurança também é uma possível causa da falofobia.

 

Uma fobia como todas as outras

Os sintomas das fobias geralmente variam entre as pessoas e dependem de três fatores: características do estado de espírito, nível de medo e personalidade. Alguns indivíduos são mais suscetíveis ao medo e fobias que outros.

 

Os sintomas gerais da falofobia, porém, incluem a falta de desejo sexual, o extremo terror quando confrontado com algum tipo de situação, a ansiedade geral e a sensação de desconforto. O simples fato de entrar em uma situação sexual ou ouvir uma menção ao pênis é capaz gerar esses sinais.

 

Caso a pessoa seja confrontada com uma situação envolvendo pênis, e se o nível de medo dela é alto o suficiente, até mesmo um ataque de pânico completo pode se desenvolver.

Esses ataques, em geral, são níveis de medo e ansiedade marcados por vários sintomas físicos: dificuldade de respiração, batimento cardíaco rápido, fraqueza, desmaios, tonturas, formigamento ou dormência nas extremidades, transpiração excessiva, calafrios e extrema sensação de terror e morte iminente.

 

Como tratar a falofobia

Como outros tipos de fobia, se esse medo atrapalha sua vida ou dificulta o seu dia a dia, é necessário buscar tratamento adequado. E há diversos deles disponíveis para aqueles que sofrem com a falofobia.

É possível tratá-la com medicamentos que controlem a ansiedade e o medo. Porém, a terapia é o tratamento mais comum nesse tipo de situação, já que pode ajudar a chegar ao fundo do problema, entender sua causa e tratar a fobia.

A terapia cognitivo-comportamental é útil para dessensibilizar as pessoas ou mudar a maneira como elas reagem a um estímulo. A terapia social também é capaz de ser bem positiva para mostrar aos indivíduos que nem todos estão lá fora para prejudicá-los.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!