Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da stévia

Por Redação Doutíssima 25/12/2014

A stévia é uma planta bastante conhecida como adoçante natural. Suas folhas, 30 vezes mais doces que o açúcar, são amplamente usadas no Brasil e no Japão. Seu glicosídeo do esteviol, além de ser totalmente natural e não possuir toxicidade, é considerado um adoçante não-calórico. Além disso, o uso contínuo dessa erva no lugar do açúcar alivia a fadiga física e mental e inibe a perda de dentes.

 

Saiba mais sobre a stévia

 

Consumir essa planta é uma excelente alternativa a ser utilizada por pacientes com hipertensão. Suas propriedades também possuem a capacidade de estimular a secreção de insulina, através de uma ação direta sobre as células, indicando que os compostos podem ter um papel potencial como agentes anti-hiperglicêmicos no tratamento do diabetes mellitus tipo 2.

 

stevia

Stévia é um potente adoçante natural que substitui o açúcar. Foto: iStock, Getty Images

A stévia é usada para adoçar qualquer tipo de alimento e auxiliar na redução de peso e no equilíbrio dos níveis de ácido úrico. Além dessas propriedades adoçantes, ela pode ser usos terapêuticos, pelo seu efeito hipoglicemiante, regulando e reduzindo a concentração de glicose no sangue.

Ela também auxilia também na redução da ansiedade pelo consumo de alimentos doces, já que mantém constante a concentração de glicose plasmática. Ainda reduz a tensão arterial, atua como diurético, aumentando a diurese, melhora o metabolismo digestivo e o sistema imunológico.

Para fazer a substituição do açúcar comum pelo açúcar da stévia, você pode adquiri-lo já pronto em uma loja de produtos naturais ou casas especializadas. Para fazer este processo em casa, você pode extrair das folhas um suco.

Este adoçante natural líquido é muito forte e uma pequena quantidade basta para conseguir o sabor desejado. Ao exceder-se na dose, você corre o risco de que os alimentos fiquem muito doces e com um toque amargo – problema semelhante aos adoçantes artificiais encontrados no mercado.

 

Benefícios dessa planta medicinal

 

– Controla a pressão arterial

– Combate indigestão

– Eficaz na redução de açúcar no tratamento de candidíase

– Acelera a cicatrização de herpes labiais

– Ajuda a manter a higiene bucal e estanca sangramentos na gengiva

– Fortalece imunidade

– Tem ação antibactericida no tratamento dos sintomas de gripes e resfriados

– Cura fadigas e mal estar em geral

– É cicatrizante quando aplicada em compressas diretamente em feridas

– Auxilia no combate à acne

– Combate a obesidade, diminuindo a vontade de comer carboidratos

– Previne e ajuda a controlar a diabetes

– Ajuda no equilíbrio da energia mental e física

 

Chá de stévia

 

Adicione duas colheres de sopa de folhas de stévia picadas, frescas ou secas, a um litro de água fervente em uma panela ou chaleira. Deixe ferver por mais dois minutos, até que o aroma se solte, junto com os princípios ativos da planta. Desligue o fogo e tampe, deixando a infusão abafada por mais ou menos 10 minutos.

Quando amornar, coe e beba. O sabor deste chá é delicioso. O ideal é consumir entre duas e três xícaras do chá por dia, após as principais refeições, diminuindo a ansiedade por alimentos ou bebidas adoçadas com açúcar branco ou artificial.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!