Clínica Geral

Fique atento às causas e aos tratamentos da celulite ocular

Por Redação Doutíssima 20/06/2015

Inchaço e vermelhidão ao redor dos olhos podem ser sinais de celulite ocular. Apesar do nome, a doença é grave e não tem nada a ver com os furinhos nas coxas e bumbum que tanto preocupam as mulheres.  Manter-se informado sobre a condição é a melhor maneira de preservar a saúde do organismo.

 

Celulite ocular: é preciso conhecer os sintomas

A celulite ocular é uma infecção que ocorre ao redor dos olhos, na pele e nos músculos que protegem e dão movimento ao olho. Fungos e bactérias podem se alojar no local, causando inflamações. Segundo Fernando Procianoy, oftalmologista e professor do departamento de Oftalmologia da UFRGS, existem dois tipos da doença.

celulite ocular

Infecção ocular é capaz de causar inchaço na região e aparência de olhos saltados. Foto: iStock, Getty Images

Conforme Fernando, a celulite ocular pré-septal é mais leve e costuma atingir as pálpebras e as regiões mais próximas da pele. Nesses casos, após diagnosticada corretamente a doença, o tratamento é feito com antibióticos que o paciente pode tomar em casa, sem necessidade de acompanhamento médico diário.

Para determinar que tipo de medicamento será administrado, é comum fazer análise da secreção. Algumas bactérias e fungos precisam ser tratados com medicação focada em combatê-los.

Geralmente, essa infecção acontece através do surgimento do que os médicos chamam de “porta de entrada” para a doença. Pode ser um pequeno ferimento, uma picada de inseto ou similar que deixa essa parte do corpo mais frágil e suscetível ao aparecimento de complicações.

Por outro lado, a celulite orbital é mais complicada e perigosa. Segundo o oftalmologista, essa é a infecção ao redor da órbita, o globo ocular. A causa mais comum é quando o paciente tem sinusite e essa infecção atinge os tecidos ao redor dos olhos.

Os principais sintomas são o inchaço, a dificuldade em movimentar o globo ocular e a aparência de olhos saltados. A pessoa infectada pode ou não sentir dor e, em alguns casos, pode-se perceber secreção no local.

Nesses casos graves de celulite ocular, quando a doença atinge a região orbital, o tratamento deve ser feito através de antibióticos administrados na veia, e o paciente precisa ser internado.

Além do exame clínico feito por um especialista em oftalmologia, o professor explica que geralmente são feitos exames por imagem (ressonância magnética ou tomografia) para identificar se há abcessos, que são pequenos acúmulos de pus.

Caso os exames sejam positivos, o paciente terá que passar por uma cirurgia para drenar o líquido acumulado da infecção. O especialista afirma que não é uma operação muito complicada, mas que ela deve ser feita por um oftalmologista especializado em procedimentos cirúrgicos na órbita ocular.

Perigos da celulite ocular não tratada

Em casos raros, a condição pode causar a perda permanente da visão, mas não é comum que a doença evolua a esse ponto, pois as pessoas procuram tratamento em tempo.

Um dos maiores perigos da celulite ocular não tratada é a evolução da infecção para o sistema nervoso central, podendo provocar meningite. O especialista alerta que quando a doença atinge esse estágio ela ainda é tratável, mas é mais preocupante e oferece riscos ainda maiores à saúde do paciente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!