Sexualidade

Saiba mais sobre a ninfoplastia e quando é indicada

Por Redação Doutíssima 20/06/2015

Muitas mulheres estão se submetendo a cirurgias íntimas como a ninfoplastia. Esse procedimento melhora a estética da genitália feminina e envolve a redução dos lábios vaginais. É possível refazê-los, encurtá-los, torná-los mais finos ou até mesmo corrigir uma eventual assimetria. O Brasil é o líder mundial nesse tipo de intervenção.

 

Ninfoplastia: quando ela é necessária?

Quando os lábios vaginais não estão no tamanho desejado, isso afeta a autoestima da mulher e sua vida amorosa, já que ela não se sente confiante quanto ao seu corpo. Além disso, lábios vaginais com tamanhos anormais atrapalham a realização de atividades do dia a dia – como exercícios físicos – e dificultam a higiene na área.

ninfoplastia

Procedimento para melhorar estética da região genital tem impacto na autoestima. Foto: iStock, Getty Images

Através da ninfoplastia, esses problemas conseguem ser reduzidos ou até mesmo eliminados. Após a cirurgia, as mulheres sentem-se mais confiantes quanto ao próprio corpo, e o desconforto e a irritação, até então normais, também costumam desaparecer.

Conforme um estudo publicado em 2013 na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, a cirurgia dos lábios vaginais apresenta impacto positivo na qualidade de vida emocional e sexual das mulheres que optam pelo procedimento.

 

Normalmente, ela é feita a nível ambulatorial – o tipo de anestesia varia bastante. A cirurgia costuma durar de uma hora a uma hora e meia – tudo depende do que será necessário fazer para deixar os lábios vaginais com a aparência que você deseja.

 

Como é a cirurgia de ninfoplastia?

Primeiro, é dado um remédio para prevenir a ocorrência de dor no pós-operatório, algo possível nas primeiras 18 a 24 horas depois da intervenção. Depois, a especialista irá marcar adequadamente os pequenos lábios, e suturas especiais são colocadas para proteger a área.

 

A técnica é feita através de laser. Depois de realizado, são colocados grampos de pele para deixar as bordas dos lábios alinhados e permitir a sutura. Finalmente, os grampos são retirados. O período de recuperação é de aproximadamente uma a duas horas, e depois disso você estará liberada para ir para casa.

 

Ao decidir pela ninfoplastia, é preciso consultar um especialista. Nessa consulta, você deve ser bastante franca sobre seus desejos e fornecer todas as informações médicas relevantes. Além disso, questione o médico sobre medicamentos a serem evitados e também recomendações adicionais.

 

Riscos e cuidados com a cirurgia

É comum a ocorrência de alguns hematomas e inchaço após a cirurgia – normalmente eles duram até quatro semanas. Para contornar a dor, o especialista prescreverá algum medicamento. Questione o médico sobre os efeitos colaterais do remédio indicado, para não relacionar eventuais sintomas com algum problema na cirurgia.

 

Para aliviar o desconforto, é recomendado beber bastante água. Nas 48 horas após o procedimento, é provável que o médico lhe indique a aplicação de gelo no local para diminuir o inchaço. Durante quatro semanas, não vista roupas íntimas apertadas.

 

Em geral, um dia após a ninfoplastia já é possível andar, e a partir do segundo ou terceiro dia os banhos passam a ser permitidos – exceto os de banheira.

As atividades profissionais são liberadas a partir da segunda semana. Se tudo correr bem, dentro de quatro semanas você conseguirá retomar as atividades físicas. Manter relações sexuais, porém, apenas após a sexta semana a partir da cirurgia.

Todos os procedimentos cirúrgicos representam riscos em algum nível – inflamação e infecção são os mais comuns – e a ninfoplastia não é exceção. Para diminui-los, o melhor é buscar um profissional competente, e seguir à risca todas as recomendações e as advertências.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!