Amor e Sexo > Sexualidade

Você sabe como acontece a ereção do homem? Tire 9 dúvidas

Por Francine Costanti 10/06/2020

Você acha que sabe tudo sobre ereção do homem? Pois saiba que é algo mais complexa do que imaginamos, pois envolve tanto o lado físico quanto o psicológico. Além disso, muitos homens não entendem porque ela pode falhar ao colocar o preservativo e também durante a relação sexual. 

Mas como surge a primeira ereção?As ereções se iniciam na infância associado a irrigação peniana durante o sono profundo. Esta não está associada à sexualidade, mas a estímulos aos nervos da ereção quando a bexiga se encontra cheia. Normalmente esse fenômeno ocorre durante o sono”, conta o Dr. Alex Meller, urologista da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.  

Ainda tem dúvidas sobre como acontece a ereção? Pedimos a ajuda do Dr. Alex para esclarecer 10 dúvidas sobre o ápice do prazer no corpo masculino. O especialista ainda revela algumas causas da falta ou dificuldade de ereção em alguns casos. 

1 – A ereção representa algo importante para o homem

A ereção frequentemente é considerada sinal de virilidade masculina e se associa ao bem-estar psicológico do homem. A falta dela pode gerar instabilidade emocional e agravar mais ainda o quadro que leva a alteração na ereção. Os homens associam ereção a potência e criam mitos relacionados à intensidade, frequência e duração das ereções. 

2 – Ereção é estimulada pelo cérebro e pelo toque físico 

Ela acontece basicamente por estímulo erótico proveniente do cérebro e por estimulação tátil local. O primeiro depende de estímulos eróticos (visual, auditivo e olfativo) recebidos pelo cérebro e que ativam os centros de prazer cerebrais (sistema límbico) e o segundo pelo contato com as zonas erógenas, especialmente o próprio pênis. Nesse caso, o cérebro participa pouco na ativação da ereção.

Aposte em 3 exercícios para o pênis que ajudam na ereção

3 – É normal o pênis não ficar ereto na segunda rodada de sexo

Isso pode ser bem possível porque a ereção depende de vários fatores. Idade, saúde vascular do indivíduo, hábitos (sedentarismo, tabagismo…) e excitação sexual. A segunda ereção precisa de um tempo de latência para ocorrer e esse varia de acordo com os fatores citados. Habitualmente esse tempo é curto nos jovens e mais longo conforme o avançar da idade. Lembrar que a ereção é multifatorial e depende também do relacionamento para ocorrer. 

4 – Alguns homens perdem a ereção com preservativo

Quase sempre, o homem pode perder a ereção ao colocar o preservativo e isso ocorre por ansiedade. O homem pode diminuir de excitação (“quebrar o clima”) para procurar o preservativo, tirar do envelope etc. e ainda ficar inseguro se vai perder a ereção. Quando esses pensamentos rondam o cérebro, liberamos adrenalina devido a insegurança e medo, fazendo uma vasoconstrição nos vasos que levam sangue ao pênis. 

fast foda istock getty images doutíssima

Ereção é considerada sinal de virilidade masculina e sua falta pode gerar instabilidade emocional. Foto: iStock,

5 – A ereção pode falhar durante a penetração

Nesse caso podemos ter fatores emocionais, orgânicos ou ambos. A perda de ereção durante a penetração pode ocorrer por diminuição da excitação gerada pelo tato, visto que nas preliminares o contato físico costuma ser maior. Nesse momento de menos contato físico, tiramos um estímulo erótico (tato) e mantemos outros menos potentes (visual, auditivo e olfativo? – para alguns), levando a diminuição dos transmissores que geram a vasodilatação nos vasos penianos. 

Essa queda na excitação no paciente mais ansioso pode causar insegurança em relação a ereção e “liberar” o cérebro para pensamentos de insegurança e medo, aumentando os níveis de adrenalina e atrapalhando a ereção vigente. No paciente com problemas orgânicos (hipertensão, diabetes, colesterol alto etc.), a queda na excitação piora o fluxo sanguíneo no pênis e, como esse paciente já tem os vasos comprometidos pela sua doença, pode ocorre a perda total da ereção. 

Normalmente os fatores psico e orgânicos estão associados, mas o peso de cada um no processo varia de acordo com a idade.

7- É possível sentir prazer sem ter ereção

O prazer tem origem cerebral e pode ser estimulado em pacientes importantes, inclusive chegando a ejaculação. Mas, obviamente, esses pacientes não conseguem satisfazer suas parceiras. Assim como também, em algumas situações, o homem pode sentir prazer sem ejacular, seja porque já ejaculou algumas vezes na mesma relação, porque toma medicamentos que o fazem liberar pouco sêmen e se passou por algum procedimento cirúrgico na região genital. 

Anel peniano promete prolongar a ereção: saiba como usá-lo

8 – Muitos problemas podem impedir a ereção

Os problemas são múltiplos e seria difícil responder de forma sucinta. Podemos dividir didaticamente em fatores orgânicos e psicológicos.

Orgânicos: hipertensão, diabetes mellitus, tabagismo, alto colesterol, sedentarismo, queda de hormônio masculino, uso de drogas e medicamentos, cirurgias, neurológicos (traumas de coluna, Parkinson…). 

Psicológicos: ansiedade, síndrome do pânico, depressão e estresse. 

9 – O que fazer caso haja falta de ereção?

A recomendação é não se desesperar, pois nem sempre uma ou duas experiências de falta de ereção significam a doença instalada e crônica. Se mesmo depois de se acalmar e tentar novamente, o problema continuar, o paciente deve procurar ajuda especializada para uma conversa, avaliação hormonal e avaliação geral da condição de saúde do mesmo.