Dica do Nutricionista

Aprenda como fazer salada no pote de forma saudável

Por Redação Doutíssima 23/06/2015

A vida moderna pede praticidade em qualquer área, inclusive na alimentação. Por isso, optar pelo armazenamento de alguns itens equivale a economia de tempo. Um exemplo disso é a salada no pote, que pode ser viável desde que se observem cuidados fundamentais com o preparo e com a conservação.

 

De um modo geral, não há restrição quanto ao tipo de alimento que pode ser armazenado em recipientes desse tipo.

De acordo com a nutricionista e gastrônoma Barbara Gerbase Ortolani, da RGNutri, o que irá variar será a durabilidade da preparação, dependendo dos ingredientes utilizados e, principalmente, a manutenção dos aspectos sensoriais dos ingredientes (textura, odor e sabor).

salada no pote

O pote de vidro é uma ótima opção para armazenar saladas, pois não retém odores. Foto: iStock, Getty Images

 

Qualidade da salada no pote

A nutricionista reforça a importância de alguns pontos para garantir qualidade e segurança para a salada no pote. Entre eles estão:

1. Higiene

Verificar se o pote está bem higienizado.

2. Vedação

Observar a vedação do pote, assim como onde ele ficará armazenado até o consumo, o que impacta diretamente na durabilidade da salada.

3. Ingredientes

Cuidar da higienização adequada de cada ingrediente que irá compor a salada no pote. 

Barbara afirma que o vidro é uma ótima alternativa para armazenar alimentos, pois auxilia para a maior “vida útil” dos itens, além de não reter odores ou colorações dos alimentos.

Na hora de armazenar a salada, primeiramente deve-se escolher um pote com a boca razoavelmente larga, para facilitar no momento do consumo. 

Conforme Barbara, é importante que os ingredientes sejam misturados sem excesso de água. As folhas, por exemplo, devem ser secas. Caso a salada seja preparada dias antes do consumo, melhor que os molhos e temperos sejam adicionados na hora de comer.

 

Como montar a salada no pote

Montar a salada em camadas dentro do pote também é uma alternativa, iniciando pela camada e molho, seguida por ingredientes que absorvam menos umidade, como feijões, cenoura e pepino.

As folhas devem entrar na última camada, pois murcham com mais facilidade em contato com o molho. Compactar bem as camadas é uma boa dica para manter a salada “fresquinha” por mais tempo.

Depois de montada, a salada no pote deve ficar armazenada dentro da geladeira, para garantir maior segurança e durabilidade.

O ideal é que ela seja consumida no mesmo dia do preparo e da montagem, ou dentro de um prazo de até dois dias. A nutricionista ressalta que sempre é necessário observar os aspectos sensoriais do alimento (sabor, cor, odor e textura).

 

Para garantir as propriedades da salada quando ela for armazenada no pote, uma dica de Barbara é que seja conservada em locais protegidos da luz e, claro, na geladeira. Isso vai auxiliar a retardar a perda de nutrientes, especialmente das vitaminas.

“Branquear” alguns dos ingredientes também é uma alternativa para a melhor conservação dos nutrientes – o branqueamento é uma técnica que consiste em colocar o ingrediente em água fervente por aproximadamente dois minutos e logo em seguida submetê-lo a um choque térmico em água gelada. O branqueamento também atua na manutenção da cor e textura dos alimentos.

Outro ponto chave, em relação à composição, são aspectos nutricionais. Se a salada no pote for um substituto de refeição principal (almoço ou jantar) deverá ser “completa” nutricionalmente – com vegetais (verduras e legumes), carboidratos (grãos, tubérculos, massas) e proteínas (ovo, queijo, feijões, carnes). Ainda podem ser adicionadas sementes e nuts (linhaça, castanhas).

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!