Clínica Geral

Brasil sedentário: só 32% da população se exercita regularmente

Por Redação Doutíssima 26/06/2015

A condição de sedentário é realidade para 45,9% da população brasileira e apenas 32% dos brasileiros se exercitam regularmente. Estes resultados foram apresentados pelo Ministério do Esporte na pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte) desenvolvida durante o ano de 2013 e divulgados esta semana. Foram ouvidas pessoas de todos os Estados, em um total de 8.902 entrevistados.

Os dados desse trabalho foram apurados com base em uma projeção de aproximadamente 146,7 milhões de brasileiros para aquele ano por região, gênero e grupos de idade feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A quantidade é equivalente à população entre 14 e 75 anos. Entre os que se declaram praticante de exercícios, a maioria é de homens, 58,8%, as mulheres respondem por 49,6%.

sedentário

Obesidade está entre os principais problemas causados pelo sedentarismo. Foto: iStock, Getty Images

 

Sedentário tem noção de perigos

Deixar a vida de sedentário é fundamental para a saúde e, do total dos que não praticam qualquer atividade física, 80,4% sabem que ficar parado faz mal. No entanto, mesmo conhecendo os riscos que a falta de exercício físico pode acarretar à saúde, deixam de buscar alguma atividade nesse sentido.

De acordo com a pesquisa, a maioria, 69,9%, alega falta de tempo para fazer exercícios, dedicando seus períodos à família, ao trabalho e aos programas com amigos. Já a falta de motivação é a justificativa de 6,1% dos entrevistados. E 7% admitiram ser preguiçosos para movimentar o corpo.

O brasileiro é mais sedentário que os norte-americanos, onde índice é de 40,5%, e que russos, 20,8%, e chineses, onde o nível de sedentarismo é de 31%.

A prática regular de exercícios físicos fortalece os músculos, melhora a frequência dos batimentos cardíacos e circulação, diminui a ansiedade e a depressão, além de controlar e evitar complicações como obesidade, osteoporose e diabetes. Por isso, o sedentário só tem a ganhar ao optar pela prática de exercícios.

Mas, o que é considerada uma prática regular de atividade física? Se você se exercitar pelo menos três vezes por semana, por meia hora, já estará lutando contra todas aquelas complicações e doenças citadas acima, além de perder gordura corporal, de acordo com a educadora física Kamila Neto.

Deixe de ser sedentário agora!

Não há tempo perdido para começar a se movimentar. Se você se encaixa na categoria de sedentário e deseja começar a mudar de vida, busque orientação médica e procure um preparador físico que indicará a melhor maneira de começar.

Convidar a melhor amiga para caminhadas ao ar livre ou participar do grupo de vôlei ou futebol da sua turma do trabalho já pode ser uma atitude bem importante. “Uma caminhada de 20 minutos, três vezes por semana, já está ótimo para começar”, completa a também educadora física Ândria Courtois.

De acordo com ela, o tempo e a frequência das caminhadas podem aumentar gradativamente. “Se orientamos a pessoa a começar caminhando uma hora por dia, todos os dias, ela vai desistir. Assim, deve-se começar aos poucos a trabalhar com o sedentário, caso contrário, a pessoa se assusta mesmo”, pondera Ândria.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!