Muitas vezes, quando pedimos um conselho a alguém, é dito que precisamos sair da zona de conforto. Muitos parecem concordar com essa ideia, mas o que realmente sabemos a respeito? Na verdade, essa zona é um conceito psicológico útil que pode ajudá-lo a abraçar o risco e a fazer mudanças em sua vida, proporcionando crescimento pessoal.
O que é a zona de conforto?
A explicação mais científica para essa expressão é aquela que a relaciona com os níveis de ansiedade. A zona de conforto seria qualquer tipo de comportamento que consegue mantê-lo com um nível baixo de ansiedade.
Imagine algo que você faz o tempo todo, como preparar o jantar, ir ao trabalho ou assistir TV. Essas são atividades diárias que você está acostumado, e que não vão fazer você se sentir ansioso ou inquieto. Por isso, elas são parte de sua zona de conforto.
A previsibilidade e o controle sobre as situações parece ser apenas benéfico, mas também há limitações e riscos associados ao conforto. Quando você está dentro dessa zona confortável, o pensamento torna-se míope e normalmente não há crescimento pessoal ou profissional. A pessoa começa a resistir a mudanças e novas perspectivas.
Afirma-se que você precisa estar constantemente em confronto com algum medo e ansiedade para atingir o máximo desempenho.
Zona de conforto: veja motivos para sair dela
Se você está constantemente nessa zona confortável, saiba que existem alguns motivos muito bons para você se aventurar e sair dela.
1. Você vai ser mais produtivo
Estar confortável em determinada situação limita a produtividade. Sem a sensação de desconforto que acompanha os prazos e as expectativas, a tendência é fazer o mínimo necessário para sobreviver. Acabamos perdendo a vontade e a ambição de fazer mais e aprender coisas novas.
2. Será mais fácil lidar com as mudanças novas e inesperadas
Segundo Brene Brown, professor da Universidade de Houston, uma das piores coisas que podemos fazer é fingir que o medo e a incerteza não existem. Ao assumir riscos de forma controlada e desafiar a si mesmo, você pode ver que a incerteza é capaz de ser gerenciada e controlada.
Em outras palavras, aprender a viver fora da sua zona de conforto é capaz de preparar a pessoa para a vida.
3. Você não terá limites no futuro
No início, sair do conforto talvez pareça difícil, mas torna-se mais fácil com o tempo. Você vai se acostumar com esse estado de ansiedade ideal. Muitos psicólogos indicam que essa é uma ansiedade produtiva, através da qual você consegue o seu melhor desempenho.
4. Novos desafios podem ajudar a envelhecer melhor
Nossas zonas de conforto tendem a diminuir com o passar dos anos. Porém, conforme um estudo de 2013, quanto mais aprendizagem você adquire ao longo da vida, mais mentalmente afiado permanecerá quando começar a envelhecer. Os benefícios que você começa a ter após pisar fora de sua zona de conforto são eternos.
Há também os benefícios mentais. Certamente, você terá muito mais confiança em si mesmo, o que é essencial em qualquer ramo de sua vida.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!