Bem-Estar > Motivação

Véspera de Natal: faça um check list para não esquecer nada

Por Redação Fortíssima 24/12/2015

Finalmente chegou uma das datas mais festivas do ano, a véspera de Natal. O dia gira em torno do espírito natalino, enquanto as famílias e amigos comemoram juntos à espera do 25 de dezembro. Para que você não esqueça de nada e as celebrações sejam um sucesso, uma ótima opção é fazer um checklist das coisas que serão necessárias para a confraternização.

Desde itens para a ceia de Natal à decoração do local da festa e os presentes, organização é um pré-requisito para se preparar para a data. Dedique alguns momentos de seu dia para elaborar um checklist e deixe tudo pronto para curtir a véspera de Natal sem preocupações.

vespera de natal shutterstock doutissima

Uma ótima opção é fazer um checklist das coisas que serão necessárias para a confraternização. Foto: iStock, Getty Images

Check list para a véspera de Natal

É véspera de Natal e provavelmente você já preparou vários itens da festa. Mesmo assim, no dia da comemoração, algumas coisas podem ser esquecidas. Por isso, prepare um checklist. Confira dicas.

  • Ceia de Natal

Pode ser que você tenha decidido o cardápio da ceia há tempo, mas as receitas só podem ser preparadas no dia. Inclua no checklist todos os pratos, assim, ficará mais fácil se organizar para preparar tudo com calma. Verifique se tem os ingredientes necessários: se faltar algum, corra para o supermercado.

Preste atenção aos detalhes: deixe o forno pronto para receber o peru de Natal e, caso for fazer algo na churrasqueira, prepare espetos e acessórios para fazer o fogo. Com tudo isso preparado, você evita correrias de última hora.

Não esqueça de verificar a temperatura da geladeira para que as bebidas estejam geladas na hora da festa. Aproveite para encher as formas de gelo.

  • Itens da mesa

Na véspera de Natal, você precisa separar todos as coisas para compor a mesa da ceia. Separe guardanapos, talheres, pratos e copos, sempre com itens a mais do que o número de convidados, para não correr o risco de faltar algo. Providencie as taças de espumante antes do início da festa.

Além disso, escolha a toalha de mesa e separe todos os acessórios que serão usados para decorar a mesa de jantar.

  • Decoração do ambiente

Aproveite a véspera de Natal para deixar a decoração da festa impecável. No seu checklist, inclua árvore de Natal, luzes para decorar o ambiente, presépio, candelabros, velas e outros adornos temáticos.

Na hora de enfeitar o local, essa lista será importante para que você não esqueça de nada.

  • Presentes

A hora dos presentes é uma das mais esperadas, principalmente pelas crianças. Separe todas as lembrancinhas e, caso ainda não tenha feito os embrulhos, dedique alguns  minutos do seu dia para essa tarefa. Não esqueça de escrever os cartões de Natal.

Acrescente pilhas no seu checklist: elas são importantes para os brinquedos das crianças. Muitas vezes, eles vêm sem pilha e, por isso, não funcionam. Separe esses acessórios para garantir a diversão da criançada.

Fotografias

Em um momento tão especial do ano, as fotografias nunca ficam de fora. Na véspera de Natal, é essencial carregar a bateria das câmeras digitais e celulares que serão utilizados para os registros. Assim, você não será pego desprevenido na hora de fazer os cliques.

Música

Contar com uma boa música é fundamental para a diversão da noite. Entre as tarefas do seu checklist, inclua a seleção da trilha sonora para a festa. Desde as canções natalinas ao estilo musical que você mais gosta, se certifique de que a coletânea está recheada.

Local da festa

Verifique se o local da comemoração está pronto para a chegada dos convidados. Não esqueça de colocar toalhas limpas no lavabo e rolos de papel higiênico. Deixe o espaço organizado para receber a família e os amigos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!