Na estação mais fria do ano, muitas pessoas desejam um alimento quente e nutritivo. Por isso, preparar receitas de caldos no dia a dia é uma ótima opção. Além de esquentar e alimentar, esse tipo de comida traz inúmeros benefícios por conter ingredientes saudáveis que ajudam a garantir o bem-estar do organismo.
As receitas de caldos, em geral, são repletas de vegetais, que alimentam o corpo com vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.
Se você quer manter a forma e a saúde, prefira as receitas de caldos que não levam creme de leite, manteiga ou outro tipo de gordura. Esses ingredientes fornecem mais calorias e são menos saudáveis.
Receitas de caldos: abóbora cremosa
Conforme a nutricionista Tanara Stumpf Trenz, a abóbora possui baixa quantidade de calorias, além de ser uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. O vegetal contém fito nutrientes que mantêm a saúde da pele e ajudam a impedir os malefícios causados pela luz solar.
Ainda tem ação anti-inflamatória, ajuda a reduzir problemas renais, melhora os níveis de triglicerídeos e auxilia também quem sofre de constipação intestinal. A abóbora tem efeito laxante e é depuradora de tóxicos intestinais que elevam a pressão arterial. Confira a primeira das receitas de caldos:
Ingredientes:
– 3 xícaras de abóboras em cubos com casca
– ¼ de cebola
– ½ dente de alho
– ¼ xícara de azeite de oliva
– 1 colher (sopa) de mel
– 1 colher (sopa) de shoyu
– 1 colher (sopa) de suco de limão
– Ovos picados a gosto
– Salsinha e cebolinha a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe a abóbora em cubos em 800ml de água. Depois de cozinhar, junte 200ml do caldo com a cebola, o alho, o azeite, o mel, o shoyu e o limão no liquidificador. Triture até obter uma consistência de creme.
Quando estiver na consistência desejada, acrescente a abóbora e coloque mais 100ml da água do cozimento. Misture o sal, ovos, salsinha e cebolinha conforme o gosto.
Receitas de caldos: ervilha
Para fazer receitas de caldos, a ervilha é uma ótima opção. A nutricionista explica que além de ser pouco calórico, esse grão é um poderoso antioxidante, ou seja, combate os radicais livres responsáveis pelo ataque celular e, consequentemente, o envelhecimento precoce.
Esse grão contém sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio, além do enxofre, substâncias responsáveis pela formação dos tecidos.
A ervilha ainda é rica em proteína de origem vegetal, vitamina A (importante para formação óssea), vitamina K (que ativa a absorção de cálcio), vitaminas do complexo B (que contribuem para produção de energia) e vitamina C (antioxidante natural que contribui para os processos de cicatrização).
Além de possuir ácido fólico (substância importante para a formação de novas células e funcionamento do sistema nervoso).
O grão também é rico em fibras solúveis, que vão controlar o colesterol e a liberação de açúcar no sangue, além de diminuir a absorção de gordura ruim. Confira a receita:
Ingredientes:
– 500 g de ervilha seca
– 1/2 cebola picada
– 2 dentes de alho espremidos
– 2 colheres (chá) de azeite de oliva
Modo de preparo:
Lave a ervilha e deixe-a de molho por cerca de duas horas. Em uma panela de pressão, cozinhe a cebola, o alho e a ervilha por cerca de 20 minutos. Retire o grão cozido da panela, tempere com sal e ervas e bata no liquidificador. Coloque em uma tigela e sirva.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!