Dica do Nutricionista

Alimentos funcionais previnem doenças. Entenda como aproveitar seus benefícios

Por Redação Doutíssima 02/07/2014

Há muito tempo, pesquisas sobre como prevenir e tratar doenças são feitas. Com o avanço dos estudos foi possível aderir a alguns alimentos com propriedades que podem combater e tratar vários males. Este grupo é chamado de alimentos funcionais.

Alimentos funcionais fazem bem à saúde

Os alimentos funcionais produzem um efeito metabólico e fisiológico que faz bem à saúde, além de cumprir com as suas funções de nutrição. O termo foi adotado na década de 90, onde ensaios clínicos indicaram que uma dieta baseada em alguns alimentos podem reduzir as chances de doenças crônicas.

Alimentos funcionais têm efeito metabólico e fisiológico e funções de nutrição. Foto: Shutterstock

Alimentos funcionais têm efeito metabólico e fisiológico e funções de nutrição. Foto: Shutterstock

Que saber mais sobre os alimentos funcionais? Veja quais são os alimentos que podem, além de contribuir para uma alimentação saudável, prevenir o seu corpo contra vários males.

Como consumir alimentos funcionais?

Antes de mais nada, especialistas afirmam que para alcançar os benefícios dos alimentos funcionais eles devem ser consumidos regularmente.

Vale dizer que os alimentos funcionais podem proporcionar benefícios em termos de saúde, mas não devem ser encarados como uma alternativa a um estilo de vida saudável.

A fim de maximizar a saúde, as pessoas devem ser encorajadas a evitar o tabaco, fazer muita atividade física e ter uma dieta variada, que inclui a ingestão de uma variedade de frutas e legumes.

Por exemplo, se uma pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada.

Os alimentos funcionais não fornecem uma solução milagrosa para os problemas de saúde, mas podem ser úteis para muitos problemas.

Alimentos funcionais no cardápio

Conheça alguns alimentos funcionais para incluir hoje no seu cardápio:

– Soja: os grãos de soja possuem isoflavonas, que possuem ação estrogênica, ou seja, reduzem os sintomas da menopausa. Além disso, a soja pode ajudar na redução dos níveis de colesterol e é um alimento considerado anticâncer.

– Aveia: contém fibras que reduzem melhoram o funcionamento intestinal. Além disso, pode reduzir o risco de câncer de cólon e ajudar no controle da glicemia e auxilia na sensação de saciedade, sendo um aliado no combate à obesidade.

– Iogurte: é uma grande fonte de cálcio, que é conhecida por prevenir a osteoporose e promover a saúde dos ossos. Iogurtes também contêm pro bióticos – as “bactérias boas” – que atuam no nosso sistema imunológico e intestinal.

– Peixes: ricos em ácidos graxos e ômega-3, os peixes reduzem o colesterol e contém ação anti-inflamatória. Estes alimentos funcionais são indispensáveis para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém-nascidos. Os peixes também afastam doenças do coração e diminuem a pressão arterial.

– Cebola: assim como o alho, a cebola é do grupo dos alilsulfetos, que reduzem o colesterol, diminuem a pressão sanguínea, previnem o câncer e matam bactérias. Esses tipos de alimentos funcionais, nos quais está a cebola, neutralizam os radicais livres, que podem danificar as células, e possuem ação desintoxicante.

– Linhaça dourada: rica em ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6, que ajudam na redução do colesterol. O óleo de linhaça estimula o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória.

– Tomate: um licopeno que pode contribuir para a saúde da próstata. Além disso, o tomate é um dos alimentos funcionais que tem ação antioxidante e reduz níveis de colesterol.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Conheça os alimentos que tiram o sono e invista numa dieta muito mais motivadora

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Comer bananas diminui as cãibras? Saiba se o conhecimento popular tem razão

Problemas no sangue? 7 comidas que devemos evitar quando há problema de sangue fino

Fuja das comidas que sugam as suas energias