Exercícios

Kangoo jump ajuda a tonificar músculos e a perder peso

Por Redação Doutíssima 16/07/2015

Uma espécie de calçado com molas na sola dá origem ao kangoo jump, um exercício que funciona através da pressão contra o chão. Com o equipamento é possível realizar saltos, adaptar treinos esportivos, fazer ginástica aeróbica e até dançar.

 

Disponível em diversas academias, o kangoo jump chama atenção também por seu alto gasto calórico. Em apenas uma aula, de uma hora, dá para perder até 800 calorias.

kangoo jump

Equipamento com molas para os pés ajuda a tonificar os músculos sem impactos. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, o aparelho, também usado para a prática de corrida nas ruas, contribui para redução de medidas, fortalecimento dos músculos e disfarce das celulites. Esse exercício combina diversão com emagrecimento. Saiba os benefícios e como praticar.

 

Conheça os benefícios do kangoo jump

Para as mulheres que lutam contra os furinhos, principalmente no bumbum e nas pernas, o kangoo jump pode ajudar a resolver esse problema.

 

Como melhoram o sistema cardiovascular e linfático, promovem o ganho de condicionamento físico e fortalecem os músculos, os exercícios pulando sobre o equipamento garantem abdômen, bumbum, panturrilhas e coxas mais lisos e torneados.

 

Nas academias, as aulas com as botas de arcos geralmente são feitas em grupos. São coreografadas danças, em movimentos que vão sendo inseridos conforme o ritmo dos participantes. Os formatos das atividades variam bastante, podendo durar de 30 minutos a uma hora.

 

O equipamento é preso aos tornozelos, fixando para que a pessoa tenha maior estabilidade. Os exercícios aeróbicos são orientados por um profissional de educação física, ao som de músicas com diferentes estilos, como pop, dance e reggaeton. No começo ocorre a adaptação, mas logo é possível se mexer sem perder o equilíbrio.

 

Pular no kangoo jump requer uma postura adequada, com a coluna ereta. As botas sempre devem ser empurradas contra o solo, para evitar quedas e lesões. Gestantes, pessoas com histórico de doenças cardiovasculares e casos de labirintite devem se submeter a um exame médico de aptidão antes de começar a praticar.

 

Nas academias que oferecem as aulas, geralmente não é necessário comprar as botas. Os equipamentos são oferecidos pelo estabelecimento para todos os participantes. No entanto, se você optar pela compra do produto, é possível encontrá-lo em algumas lojas esportivas.

 

Kangoo jump previne problemas nos ossos

Uma pesquisa da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, descobriu que atividades de alto impacto, como pular, podem ajudar na manutenção de qualidade da cartilagem.

 

Os efeitos sobre ela são seguros e combatem os sintomas da osteoartrite, problema comum em mulheres no período da menopausa. Por isso, o kangoo jump proporciona um treino que auxilia a manter a saúde até a terceira idade.

 

Apesar de tentar reproduzir os movimentos de dança e corrida sobre as botas parecer desafiador, após a adaptação, os exercícios são bastante simples. Basta conquistar o equilíbrio e participar da aula. O sistema de amortecimento do equipamento reduz 85% do impacto sobre o chão, sendo considerado o menor do mundo.

 

Esse fator faz do treino uma modalidade ideal para qualquer pessoa, mesmo que já tenha algum problema no joelho. As botas são rígidas e o aparelho proporciona suporte e segurança para os tornozelos, evitando machucados. No entanto, é imprescindível a consulta médica antes da prática.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!