Exercícios

Por dentro do descanso ativo: como fazer e que benefícios ele gera

Por Redação Doutíssima 22/08/2014

Para melhorar a musculatura, o descanso ativo é o método mais indicado depois de sessões de treino muito extensas, pois permite a recuperação dos músculos, trabalhados e desgastados, com mais rapidez. Ou seja, a medida faz com que as fibras musculares recebam mais sangue, oxigênio e nutrientes necessários.

Especialistas informam que o descanso ativo restaura as estruturas musculares mais rápido do que se o indivíduo ficar parado. Durante a recuperação, o corpo precisa restaurar as reservas de glicogênio e retirar o ácido lático que atua para inibir a contração muscular. Para eliminar este ácido é necessário oxigenar os músculos e isso só é possível com a prática de exercícios de baixa intensidade, entre 29% e 40% da capacidade pulmonar.

descanso-ativo

Método de descanso ativo pode ser praticado também para a definição muscular. Foto: Shutterstock

Como fazer o descanso ativo

O descanso ativo deve ser programado junto com o treino, com orientação de um especialista e alimentação adequada. Ele é uma ótima opção para aqueles dias em que a pessoa não tem tempo o suficiente para fazer um treino mais pesado. Lembrando que é uma opção, porém não substitui o treinamento aeróbico especifico para melhora do condicionamento cardiorrespiratório.

O método beneficia tanto o atleta que se lesionou, não quer ficar parado e perder o condicionamento adquirido, quanto aquele que quer melhorar a resistência, aumentando o volume de treino, sem correr o risco de se lesionar.

Segundo especialistas, incorporar o descanso ativo previne algumas lesões relacionadas a determinadas atividades físicas. Além disto, os exercícios realizados durante o descanso melhoram a agilidade, habilidade e equilíbrio, pois aliado com outras atividades, o indivíduo desenvolve diferentes técnicas.

A ideia é sempre trabalhar um conjunto de músculos diferentes daqueles que foram trabalhados na sequência do treino principal. Por exemplo, contrapor musculação e corrida é uma indicação unânime para quem quer obter mudanças na resistência e no preparo físico.

Se a pessoa quer preparar o corpo para uma corrida, sem fazer uso da musculação, caminhadas e trotes leves podem ser usadas de forma intercalada com a corrida. Além disso, a natação serve de aliada.

Descanso ativo ajuda a definir musculatura

Já para quem quer se recuperar rapidamente, com a finalidade de definição muscular, o descanso ativo indicado é intercalar o treino de musculação com atividades eficientes na ativação do sistema circulatório, como a natação e o ciclismo. Vale lembrar que a frequência cardíaca deve ser mantida baixa. Para caminhada e ciclismo, o ideal seria 35 minutos e para natação 50 minutos.

É importante lembrar também que, mesmo sendo exercícios leves, os alongamentos devem ser feitos antes e depois. O treino principal deve ser feito pelo menos três vezes por semana.

Dores musculares e articulares que duram mais de 48 horas, desconforto, fraqueza, cansaço excessivo e dificuldades para dormir são alguns indícios que podem apontar excesso na programação de treinos. Neste caso, o aconselhável é parar com o esporte secundário e consultar um especialista para checar como está o organismo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!