Clínica Geral

Entenda como a poeira pode afetar a saúde das crianças

Por Redação Doutíssima 28/07/2015

Manter a casa limpa é fundamental para proteger os pequenos. Na poeira, podem estar presentes partículas cancerígenas praticamente invisíveis, que se acumulam sobre a mobília e, até mesmo, nas roupas. O principal perigo está na capacidade do pó em reunir elementos do tabaco.

 

Por meio da fumaça do cigarro, alguns pequenos materiais tóxicos, eliminados com os resíduos no ar, podem atingir longas distâncias e prejudicar a saúde, em especial das crianças. No entanto, é fácil se prevenir dos malefícios da poeira. 

poeira

O pó pode desencadear alergias e infecções respiratórias em crianças e adultos. Foto: iStock, Getty Images

 

Toxinas da poeira são cancerígenas

Existem diversas formas de sofrer com os prejuízos do cigarro sem ser fumante. Não é apenas a convivência com usuários de tabaco que provoca a inalação de substâncias tóxicas, mas no próprio ar, onde estão presentes resquícios que causam câncer.

 

Em uma pesquisa da Universidade de York, no Canadá, cientistas descobriram que crianças que não são filhas de pais fumantes também correm risco de câncer em função do tabaco. Esse composto pode chegar aos lares por meio da poeira, que carrega restos químicos.

 

No vento, os agentes tóxicos se propagam e grudam em roupas, mobílias e objetos. Assim, acumulam-se substâncias cancerígenas que, quando inaladas, afetam o organismo e podem desenvolver doenças e tumores. Os cientistas de York comprovaram o potencial de contaminação no pó doméstico através de amostras coletadas em residências.

 

Os males que o tabagismo provoca não são poucos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de dois bilhões de pessoas sofrem com o fumo passivo no mundo. Dessas, 700 milhões são crianças que acabam desenvolvendo pneumonia, bronquite e infecção do ouvido. Entre os brasileiros, elas somam 40% das vítimas de fumo indireto.

 

Entre um e seis anos, os pequenos são mais suscetíveis a doenças relacionadas ao tabaco. Resíduos da substância estão presentes na poeira doméstica e mesmo nos ambientes externos, onde costumam brincar.

 

O cigarro jogado no chão é o princípio da distribuição de toxinas. A partir de então, o material cancerígeno vai pelo ar até as residências.

 

Combater a poeira previne doenças

Não é somente o pó com resíduos de tabaco que é prejudicial. Se for inalada em alta quantidade diariamente, a poeira pode grudar nas mucosas respiratórias e afetar o pulmão. Pele e olhos também podem sofrer com coceiras e irritação.

 

Os pequenos que estão sempre brincando dentro e fora de casa são os mais propensos a se contaminarem com infecções decorrentes do pó. Bronquites e rinites são exemplos de doenças crônicas que surgem ainda na infância e se agravam com a irritação provocada pelos resíduos.

 

O pulmão é muito prejudicado pelo pó, podendo ter sua elasticidade e estrutura comprometidas, o que leva ao desenvolvimento de doenças respiratórias e câncer. Os processos inflamatórios e o funcionamento do órgão também elevam a produção de secreções, obstruindo as vias aéreas e provocando crises.

 

Para evitar os resíduos de pó doméstico e seu potencial cancerígeno, mantenha sempre os ambientes limpos. Quando limpar a casa, dê preferência ao aspirador ou rodo com pano umedecido. Ao usar a vassoura, os resíduos se espalham e aumentam os riscos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!