Dieta

Dieta do ovo promete reduzir 2 quilos em uma semana

Por Redação Doutíssima 03/07/2015

Um estudo realizado pela Wane State University, em Michigan, nos Estados Unidos, traz um alento aos apaixonados pelo ovo, mas que temiam por sua saúde. Ele não precisa mais ser encarado como o vilão do cardápio e a dieta do ovo chega como opção para perda de peso.

 

Segundo a pesquisa dos americanos, enriquecer o café da manhã com a dieta do ovo pode reduzir a sua capacidade de sentir fome no restante do dia e, consequentemente, você comerá menos nas refeições seguintes. Dessa forma, a ingestão de calorias diárias será menor.

dieta do ovo

Dieta que indica o consumo de ovo deve incluir outros alimentos e nutrientes. Foto: iStock, Getty Images

Essa saciedade é plena e saudável porque o ovo é uma completa fonte de proteína, assim contém todos os aminoácidos essenciais, uma estrutura que é muito complexa, por isso exige uma digestão lenta. É por isso que quando se adota a dieta do ovo a fome demora a voltar, como explica a nutricionista Viviane Vogt.

Gema e clara na dieta do ovo

Quando se pensa no consumo do ovo visando a saúde, uma das maiores dúvidas é sobre qual parte comer. A resposta é que nenhuma delas, nem clara, nem gema, deve ser descartada. A gema é rica em ômega-3 e gordura monoinsaturada, as chamadas “gorduras boas”, e ajuda a manter o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, o que diminui as “crises de gula”.

A clara, por sua vez, tem a leucina, aminoácido em grande quantidade na ovoalbumina, a proteína da clara. É por isso que a clara auxilia na manutenção da massa magra.

Para entender um pouco mais, saiba que a leucina é um dos ingredientes de um dos mais famosos suplementos nutricionais, o BCAA, usado pelos atletas para diminuição da perda de masa magra, tanto antes quanto depois dos exercícios. A leucina também aparece no ovo, mas em uma dose menor.

Outra dúvida que pode surgir diante da dieta do ovo é sobre se ele aumenta, ou não, o colesterol. Fique tranquila, pois dessa acusação, ele já é livre, de acordo com os estudos americanos.

 

Conforme Viviane, ficou comprovado que não há relação entre o colesterol presente no ovo, na gema mais precisamente, e o aumento dos níveis de gordura nociva no organismo humano.

Mas como tudo, o excesso é perigoso. Você não deve achar que a dieta do ovo se resume somente ao consumo desse item. “É preciso que todos os nutrientes sejam contemplados em uma dieta, para garantir a saúde do indivíduo”, assegura Viviane. Vale até fritar o ovo, mas em uma frigideira antiaderente.

 

dieta do ovo 

Sugestão de dieta do ovo

Com a sugestão a seguir, pode ser possível eliminar até dois quilos por semana. Diante de qualquer dúvida, converse com seu nutricionista e descubram juntos a melhor forma de perder peso.

1. Café da manhã

– 1 copo (200 ml) de suco de laranja

– 1 ovo com pão ou torrada

2. Lanche  

– 1 fruta

–  Ou uma barrinha de cereais

3. Almoço

– 1 prato de salada de rúcula, palmito e rodelas de laranja

– 2 colheres de arroz

– 1 colher de feijão

– 1 filé médio de peixe grelhado ou assado

– Salada de frutas

4. Lanche

– 1 iogurte de frutas light

– 1 torrada light com uma colher de geleia de fruta vermelhas

5. Jantar

– 1 copo de vitamina com leite ou iogurte desnatado batido com fruta e adoçante

– 1 sanduíche com 2 fatias de pão integral, 2 fatias de peito de peru, 2 colheres de sopa de queijo cottage com sal e azeite e folhas verdes

– 1 taça de gelatina diet, que pode ser batida pronta junto com a vitamina

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!