Exercícios

Core training promete fortalecer a parte central do corpo

Por Redação Doutíssima 08/07/2015

“Core”, em inglês, quer dizer “centro”. Logo, o core training é um treinamento que objetiva fortalecer a região central do corpo, abrangendo os músculos das costas e do abdômen. Porém, além de toda a força muscular dessa região, também são tonificados os braços, as pernas, e aprimoradas a coordenação motora e a postura.

 

Os exercícios de core training são feitos na academia, com uso de colchonetes, halteres, bolas e medicine balls, sendo que cada série de atividades dura aproximadamente 15 minutos.

core training

O fortalecimento da região central do corpo melhora a execução de movimentos. Foto: iStock, Getty Images

A prática não é recomendada para pessoas com problemas de coluna, por trabalhar intensamente essa região. Quer ficar com o abdômen fortalecido de uma forma diferente? Conheça esse novo treino.

 

O que é o core training?

Conforme um estudo publicado em 2010 no Strength and Conditioning Journal, periódico da Associação Nacional de Força e Condicionamento (NSCA) dos Estados Unidos, os músculos do core são responsáveis por funções importantes do corpo.

 

Concentrando a região abdominal e da coluna, eles mantêm o alinhamento lombar de forma adequada, estabilizam a coluna e a pélvis para exercer movimentos, e geram força no tronco para evitar lesões. Além disso, dão forma à cintura e protegem a cavidade abdominal e da bacia.

 

No core training, são realizados exercícios integrados que, além de fortalecerem e tonificarem os músculos, evitam que a bacia se desloque, mantêm o abdômen firme, combatem a flacidez da barriga e reduzem os riscos de surgirem hérnias no disco. O treino é bastante praticado por atletas, que buscam melhorar o rendimento, principalmente em corridas e saltos.

 

Tanto homens como mulheres buscam o treino de core para reduzir a gordura na cintura e nos culotes, que se acumulam com o tempo. Logo que recebem autorização para praticar exercícios, as mães também recorrem a esse treinamento para recuperarem a forma física de antes da gestação.

 

No entanto, é fundamental que sempre haja um acompanhamento profissional para evitar lesões lombares e na coluna.

 

O ideal é que o core training não seja feito de forma isolada, mas sim combinado a exercícios aeróbicos, como corridas, caminhadas e ciclismo. Enquanto essas atividades queimam gorduras, o treino de core vai estimular também o aumento da massa muscular na região central do corpo.

 

O que o core training provoca no corpo?

Os músculos da região do core não sustentam apenas a coluna lombar e desenvolvem a força e estabilidade abdominal, mas também são responsáveis pela transferência de energia para todo o corpo, uma vez que estão no centro. De forma bastante funcional, um treino feito com equilíbrio e direcionado à região central pode melhorar a sensação de bem-estar no organismo.

 

Os exercícios que integram um core training geralmente são: transversos do abdominal, rotadores lombares, suporte de coluna, abdominais comuns, flexão do tronco, treinos isométricos e estáticos, “prancha” ventral, lateral e dorsal e, mais para o final, musculação fortalecedora.

 

No começo, o treino de core era mais comum entre pacientes de fisioterapia, que visavam diminuir as dores e os problemas nas costas. Porém, como forma de prevenção, os exercícios do treino passaram a fazer parte das academias. Hoje eles integram a rotina de muitos atletas, que realizam esse training para fortalecer a musculatura e melhorar seus movimentos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!