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Dica do Nutricionista

Conheça os condimentos que contribuem para uma vida saudável

Por Redação Doutíssima 11/07/2015

Para reduzir o consumo de sal nas refeições diárias, usar condimentos é uma excelente opção. Além disso, temperar a comida com ingredientes variados é uma forma de trazer sabores diferentes aos alimentos e, assim, deixar a refeição mais interessante e saudável.

 

Os condimentos na alimentação

A nutricionista Tanara Stumpf Trenz conta que o uso de condimentos auxilia no tempero e na preparação dos alimentos, melhorando o sabor, o aroma e a aparência. Tudo isso agregando outros benefícios à saúde, particulares a cada tempero.

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Pimenta, orégano e salsa são temperos que ajudam a deixar os alimentos mais saborosos. Foto: Shutterstock

Todos esses benefícios promovem uma onda de boa saúde. Mas assim como o sal – quando em excesso é prejudicial -, os condimentos também têm suas quantidades recomendadas.

A dica da nutricionista é consultar um especialista antes de adicionar uma ou outra das opções de condimentos na sua dieta. A orientação deve estar de acordo com as suas necessidades, as condições de preparo dos alimentos no seu dia a dia e suas preferências.

Condimentos para usar no dia a dia

Tanara lista alguns dos condimentos que podem e devem fazer parte da alimentação diária:

1. Coentro

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Foto: Shutterstock

As sementes são ricas em retinol, tiamina, riboflavina, niacina, cálcio, fósforo, ferro e ácido ascórbico. 

 

O coentro pode ser encontrado na forma de ramos, grãos ou em pó. Como uso terapêutico, é indicado em casos de flatulência e diarreia. 

 

Ajuda a disfarçar o hálito, quando mastigado imediatamente após o consumo de alho. Sugestão de uso: carnes, sopas, legumes, patês, biscoitos, pães, bolos e variados pratos salgados.

 

2. Salsa

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Foto: Shutterstock

É rica em vitaminas A e C,entre outras, além de apresentar niacina, tiamina e riboflavina, e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio.

A planta tem várias funções medicinais: ação diurética, estimulante, digestiva, aperitiva e antisséptica, sobretudo nas infecções do aparelho urinário. O ideal é usar ela crua, por cima dos alimentos depois de prontos.

3. Alecrim

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Foto: Shutterstock

Tanto fresco quanto seco,pode ser empregado também para dar sabor especial a sopas, ovos, peixes e molhos básicos. Atua como digestivo e diurético.

4. Orégano

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Foto: Shutterstock

Seus princípios ativos ajudam a combater enjoos e flatulência, por estimularem as funções gástricas e biliares. Além disso, é diurético. Sugestão de uso: omeletes, assados, caldos de verduras e em carnes, peixes e aves.

5. Hortelã

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Foto: Shutterstock

O chá de hortelã, feito das folhas, é um conhecido diurético, digestivo e vermífugo, além de combater a dor de estômago. Nas folhas há presença de vitaminas A, C e do complexo B, além dos minerais cálcio, fósforo, ferro e potássio. Sugestão de uso: em suco de abacaxi ou chás gelados. Também pode ser usada em saladas.

6. Cominho

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Foto: Shutterstock

É antioxidante, previne oxidação de lipídios, reduz flatulência gástrica e intestinal e tem ação antibacteriana. Seu sabor combina com carnes, frango, vegetais, tubérculos e cereais, lentilha e feijão.

7. Cúrcuma

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Foto: Shutterstock

Inibe crescimento de H pilory (bactéria que causa gastrite), é antialérgica, antibacteriana, antioxidante, anti-inflamatória, imunoestimulante e hipoglicemiante. Pode ser usada em arroz, vegetais, refogados, sopas, carnes, ensopados, peixes, quinoa, aipim e batata.

8. Gengibre

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Foto: Shutterstock

Previne contra espasmos musculares, melhora motilidade e secreção gástrica, é detoxificante e tem ação anti-inflamatória, antialérgica, expectorante, hormonal, imunoestimulante e antioxidante.

Pode ser usado no tempero de arroz, carnes, frango, peixes, cenoura, chuchu, moranga, bolo, biscoitos doces, compotas, chás e sucos.

9. Pimenta

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Foto: Shutterstock

Poderoso anti-inflamatório, também é hipocolesterolemiante, anticarcinogênica e termogênica. Pode ser usada em carnes, frango, molhos, massas, risotos, ensopados, feijão, lentilhas e pratos quentes.

10. Alho

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Foto: Shutterstock

Possui propriedades antimicrobianas e os seus efeitos são benéficos para o coração e circulação. É rico em vitamina A, B2, B6,B5, C, aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo e magnésio), fibras, enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina. É usado amplamente em pratos quentes.

 

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