Maquiagem

Maquiagem fora do prazo de validade pode oferecer riscos à pele

Por Redação Doutíssima 13/06/2014

Assim como ocorre com os demais produtos que possuem componentes químicos e minerais, a maquiagem fora do prazo de validade gera consequências e isto exige que seja dada atenção à data prevista. O problema é que, na correria do dia a dia, a maioria das mulheres nem se quer notam que o prazo de validade das suas maquiagens pode estar vencido.

Riscos da maquiagem fora do prazo de validade

Além de perder a eficiência, a maquiagem fora do prazo de validade pode trazer riscos à saúde, provocando reações alérgicas, acne, ardência na área dos olhos ou até conjuntivite.

Maquiagem fora de validade pode trazer riscos à saúde e provocar alergias. Foto: Shutterstock

Maquiagem fora de validade pode trazer riscos à saúde e provocar alergias. Foto: Shutterstock

As regiões mais sensíveis à maquiagem fora do prazo de validade são as pálpebras, o colo, os lábios e o pescoço. Em caso de irritação, a primeira atitude é suspender o uso do produto.

A maquiagem fora do prazo de validade prejudica a pele. Por isso, as mulheres devem sempre estar de olho se a maquiagem está vencida. Uma das causas deste descuido é porque a data de validade, com o tempo, acaba desaparecendo da embalagem do produto.

Nesses casos, o ideal é colar um adesivo com a data que ele vai vencer, ou com a data que você abriu o produto. Outra dica que ajuda muito é ficar de olho no cheiro, na textura e na cor do produto, maquiagens vencidas apresentam uma cor diferente e um cheiro ruim.

Infecção por maquiagem fora do prazo de validade

As consequências de se usar maquiagem fora do prazo de validade nos lábios são infecções fúngicas, como candidíase ou até bacteriana. A dica é utilizar os dedos para aplicar o produto e, quando começar a cheirar mal, é chegada a hora de jogar fora. O prazo médio de produtos como batons e gloss varia de seis meses a um ano.

Os olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo, por isso, as maquiagens devem ser utilizadas com muito cuidado. Sombras com prazo de validade vencido podem causar até conjuntivite e as máscaras de cílios devem ser substituídas a cada três meses. Além de causar infecções nos olhos, o rímel vencido pode também ressecar a pálpebra.

Os produtos usados no rosto como base, corretivos e blush também devem ser rigorosamente avaliados e não devem ser usados após o prazo de validade. Depois de seis meses de uso, bases podem causar alergias e vermelhidão de pele. Blush vencido também é um risco para a pele, causando dermatite de contato fúngica ou bacteriana. Uma dica importante é lavar corretamente o pincel de blush, isso manterá sempre o produto fresco por mais tempo.

Atenção à validade

O prazo de validade das maquiagens varia de acordo com o produto. Máscara para cílios normalmente duram de três a seis meses; base, hidratante e demaquilante de seis a oito meses; pó facial, pancake, sombra, blush, gloss, batom e tônico duram um ano; e lápis de olho, lápis de boca e delineador cerca de um ano e seis meses.

Se você notar qualquer alteração, por menor que seja, tanto no produto quanto na sua pele, este é motivo para descartar a maquiagem imediatamente. Se a sua pele, olhos ou lábios apresentarem qualquer alteração ou irritação, procure um dermatologista com urgência.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite