Cabelos

Gel de linhaça ajuda a definir os cachos e a reduzir volume

Por Redação Doutíssima 17/07/2015

Utilizado para fins cosméticos, o gel de linhaça é um produto que pode ser feito em casa e mostra a versatilidade de um grão muito benéfico para a saúde. Tanto in natura quanto na forma de gel, a semente garante resultados muito benéficos para quem a utiliza.

 

Na Universidade de Monash, na Austrália, cientistas comprovaram que é possível diminuir taxas de colesterol e perder peso com a ingestão da linhaça.

 

Para a saúde feminina, a semente se mostra ainda melhor. O grão é capaz de reduzir os sintomas da menopausa, aumentar os níveis de fibras alimentares e agir como antioxidante e anti-inflamatório.

gel de linhaca

Gel feito com sementes de linhaça hidrata os fios cacheados e deixa o cabelo mais macio. Foto: Shutterstock

Nos cabelos cacheados, é possível aplicar o gel de linhaça, que hidrata e reativa os crespos naturais, vítimas dos danos da poluição e ressecamento. Saiba como preparar e desfrutar desse cosmético caseiro.

 

Como preparar o gel de linhaça

Cabelos cacheados com frizz e muito volume podem ser tratados com um gel feito das sementes de linhaça. As vitaminas nutrem os fios, principalmente quando são mais secos. O resultado são madeixas mais definidas, modeladas e macias.

 

Ingredientes:

 

– 1 colher de sementes de linhaça

– 250 ml de água

 

Modo de preparo:

 

Coloque a linhaça em uma panela com o copo de água. Deixe ferver por, aproximadamente, cinco minutos. Depois da fervura, coe enquanto ainda estiver quente, para que as sementes passem pela peneira. Guarde a parte líquida, esperando esfriar. A consistência ficará com um aspecto gelatinoso.

 

No momento da aplicação, mantenha o cabelo molhado e separe alguns cachos. Passe o gel nas mãos, esfregue uma na outra, e vá aplicando mecha por mecha. Ajeite o cabelo com os dedos, dando forma. Em cabelos mais lisos, o ideal é pentear com um pente de dentes largos, usando pouco gel de linhaça.

 

Para obter cachos mais macios e bonitos, utilize um creme de silicone ou óleo reparador de pontas também. Ajeite novamente o cabelo com os dedos.

 

Ao acordar, caso seu cabelo esteja com os cachos amassados, utilize o gel de linhaça para fazer uma revitalização. Borrife água até que os cabelos fiquem úmidos. Depois, aplique creme de pentear para cabelos cacheados, aplicando o gel em seguida, mecha por mecha. Se achar necessário, finalize com um reparador de pontas.

 

Gel de linhaça ou semente in natura?

O gel de linhaça é feito para uso exclusivo nos cabelos, mas é possível aproveitar os benefícios da semente ingerindo-a da forma natural. Ela é a mais rica fonte de ômega 3 existente na natureza, composta também pelo ômega 2, outros ácidos graxos e fibras alimentares.

 

Em nosso organismo, ela aumenta a atividade do sistema imunológico, combatendo inflamações e amenizando os danos que a exposição ao sol provoca. Além disso, evita contaminações por agentes químicos e toxinas.

 

O consumo da linhaça pode ser feito na forma natural do grão. No entanto, a casca costuma ser grossa, dificultando a mastigação. Quando moída, a ingestão é facilitada e os benefícios nutricionais permanecem os mesmos.

 

Para moer, coloque os grãos no liquidificar ou triturador até que se torne um pó. Recomenda-se um consumo de um grama ou uma colher de sopa ao dia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!