Cabelos

No-poo: método promete lavar cabelos sem agressões químicas

Por Redação Doutíssima 21/07/2015

Se você está tentando controlar o frizz capilar, já deve ter ouvido falar na técnica de No-poo. Deixar os químicos de lado e apostar na textura natural dos cabelos é uma tendência cada vez mais atual. Mas um probleminha recorrente ao assumir o formato original dos fios é o ressecamento.

Pesquisas divulgadas pela Unilever, em 2012, revelam que 51,4% das brasileiras têm os cabelos originalmente cacheados e 30% delas sofrem com as madeixas secas. Dentro desse cenário, surge a moda do No-poo.

no-poo

Técnica que elimina uso de shampoo é uma forma de evitar o ressecamento dos fios. Foto: iStock, Getty Images

O hair stylist e especialista em scalp care Carlos Samy, do Studio Über (SP), explica que a técnica de No-poo consiste em eliminar o uso do shampoo na lavagem dos fios. “O termo foi criado pelas afrodescendentes norte-americanas, que buscam uma forma mais natural de cuidar do cabelo, sem o uso de parafinas e demais ingredientes que contribuam para o frizz”, destaca.

Técnicas de No-poo e Low-poo

De acordo com o especialista em cabelos, a técnica de No-poo é voltada, especialmente, às mulheres de cabelos cacheados. Mas ele crê que, aqui no Brasil, a moda não deve pegar. “As brasileiras gostam do cheiro e da espuma do shampoo, então acredito que elas jamais vão abrir mão dele”, sugere.

Há, no entanto, uma outra vertente dentro das formas mais naturais de tratar os fios que já está fazendo sucesso em solo brasileiro: o Low-poo. A proposta é investir na lavagem com uma menor quantidade de shampoo, utilizando produtos com composição natural e, consequentemente, menos agressiva ao cabelo.

“A tendência do Low-poo não é exatamente nova. Ela já é muito usada nos salões em terapias capilares. Consiste em usar produtos diluídos em água e livres de sulfato e demais componentes petrolados, para evitar o ressecamento dos fios”, esclarece Carlos.

Mas, afinal, qual é a melhor alternativa para cuidar dos cabelos? Segundo o hair stylist, o shampoo pode ser, de fato, agressivo aos fios.O produto chega a ser 80% nocivo, pois o sulfato quebra o fio”, ressalta ele.

No entanto, segundo o especialista, a técnica de No-poo não é a melhor solução. “Não recomendo eliminar completamente o uso do shampoo, pois o couro cabeludo precisa ser limpo. O ideal seria seguir para uma linha de produtos mais naturais”, recomenda Carlos.

No-poo e Low-poo: a importância da lavagem

Para as mulheres que estão atrás de uma forma mais suave de tratar os fios, o hair stylist do Studio Über traz boas notícias. Segundo ele, marcas de tecnologia japonesa e canadense estão lançando não somente o shampoo, como também toda uma linha de condicionadores, tinturas, tonalizantes e leave-ins com composições menos agressivas para os cabelos.

 

Mas, de acordo com ele, o mais importante não é o produto utilizado, e sim o processo de lavagem. “Não adianta investir nas melhores marcas e lavar o cabelo igual a uma calça jeans”, destaca o profissional.

A utilização dos produtos é que faz toda a diferença. Ele diz que as brasileiras têm tendência ao couro cabeludo mais oleoso, mas, ao investir em um shampoo com detergentes, os ativos retiram os lipídios de proteção do fio e contribuem para o ressecamento.

Por isso, segundo Carlos, o ideal é investir em uma linha natural e diluir o produto meio a meio com água. “Aplique fazendo uma leve massagem no couro cabeludo e, sob hipótese alguma, esfregue o fio”, finaliza ele.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!