Receitas

Receita de pão de queijo Dukan é ideal para quem está de dieta

Por Redação Doutíssima 21/07/2015

Especialmente para quem está de dieta, o pão de queijo Dukan pode ser uma ótima opção para o lanche da tarde. Feita com ingredientes pouco gordurosos, a receita é incluída no regime alimentar desenvolvido por Dukan, um nutrólogo famoso por ter incentivado Kate Middleton a seguir seu cardápio antes do casamento real. Ela perdeu 17 kg às vésperas de subir ao altar.

 

De acordo com um estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, o queijo tem propriedades que combatem diabetes e hipertensão. Como a receita de pão de queijo Dukan inclui o muçarela, os benefícios podem ser aproveitados com sabor e sem sair da linha. Separe os ingredientes, veja o modo de preparo e faça seu lanche.

pao de queijo dukan

O pão de queijo é um dos alimentos permitidos em uma etapa da dieta Dukan. Foto: iStock, Getty Images

 

Faça o pão de queijo dukan em casa

Ingredientes:

 

– 8 colheres de sopa de farinha de glúten

– 3 colheres de sopa de requeijão sem gordura

– 60 gramas de queijo muçarela light ralado

– 100 ml de leite desnatado

– 2 ovos

– 1 colher de chá de fermento químico

– 1 colher de chá de essência de queijo

 

Modo de preparo:

 

Coloque os ovos, o requeijão e o leite no liquidificador, batendo até que forme uma mistura branca e dobre de volume. Depois, ponha a farinha de glúten e deixe mais alguns minutos no liquidificador. Coloque em uma vasilha e misture o queijo e o fermento, mexendo com uma colher.

 

Faça bolinhas e coloque em uma forma untada. Leve ao forno já aquecido em 180 graus por 15 minutos. Deixe de 25 a 35 minutos, até que a receita de pão de queijo Dukan esteja pronta e douradinha.

 

Pão de queijo Dukan surgiu em dieta especial

O nome pão de queijo Dukan é dado em função de Pierre Dukan, fundador de um regime alimentar especial, dividido em quatro fases. Nas primeiras etapas, denominadas ataque e cruzeiro, a pessoa perde peso.

 

No ataque, ocorre o emagrecimento rápido e motivador, que vem a partir do consumo de 66 alimentos ricos em proteínas. Esse período dura por sete dias.

 

No cruzeiro, ocorre a perda moderada de peso, em uma dieta de 100 alimentos liberados para consumir à vontade. É nesse processo que o pão de queijo Dukan integra o cardápio, pois todos os seus ingredientes são permitidos.

 

Nas fases de consolidação e estabilização, o objetivo é manter o peso. Nessas etapas, a dieta é mais flexível, feita para evitar o efeito sanfona. O período de consolidação aceita pães integrais, carboidratos, frutas e queijos.

 

Esse tempo é dedicado à reeducação alimentar e tem um roteiro diferente: para cada quilo perdido, a pessoa deve dedicar 10 dias para “consolidar”. Por exemplo, se você eliminou 10 quilos, passa 100 dias no regime.

 

Ao entrar no processo final de estabilização, a alimentação é livre. Sem nenhum alimento proibido, a pessoa que já passou por toda a dieta Dukan deve seguir três regras.

 

Na quinta-feira ingerir apenas proteínas; todos os dias devem ser consumidas três colheres de sopa de farelo de aveia, e a caminhada diária precisa ser inserida na rotina, por pelo menos 20 minutos. A fase de estabilidade é vitalícia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!