Dieta

Dieta Dukan passo a passo: veja como ela pode ajudar você a emagrecer

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

A dieta que já colocou na linha famosas como a princesa Kate Middleton e Jennifer Lopez pode fazer o mesmo por você. Aprenda a Dieta Dukan passo a passo e entre em forma ainda para este verão!

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Siga a receita das famosas e perca peso de forma rápida. Foto: iStock, Getty Images

Esta dieta que é sucesso na Europa se destaca pelo rápido emagrecimento e o fim do efeito sanfona. O que isso significa? Bem, se você continuar seguindo os conceitos desta alimentação, não irá mais recuperar o peso que perdeu.

 

Como fazer a Dieta Dukan passo a passo

 

Para seguir a Dieta Dukan passo a passo, é necessário observar suas 4 fases: ataque, transição, consolidação e estabilização. Algumas regras são gerais em todas fases – todas gorduras estão cortadas e o sal deve ser usado em quantidade mínima, por exemplo.

 

Use ervas, pimenta e limão para dar sabor aos alimentos. Com maior consumo de proteínas, é importante beber de 2 a 3 litros de água para não sobrecarregar os rins. Comer à vontade significa que você não deve passar fome – mas sem exagero!

 

O farelo de aveia é indispensável e deve ser consumido diariamente. Ele é fonte de energia e faz o intestino trabalhar bem. A quantidade mínima é de 1,5 colher sopa na primeira fase, 2 colheres de sopa na fase de transição e 3 colheres de sopa nas etapas seguintes.

 

Se você quer seguir a Dieta Dukan passo a passo também precisa riscar as bebidas alcoólicas do cardápio. A vontade de comer doces pode ser controlada mascando chicletes sem açúcar ou com refrigerante zero. A prática de exercícios deve ser diária, no mínimo, 30 minutos.

 

Dieta Dukan passo a passo: as fases

 

– Ataque (1ª fase)

 

Esta é a fase mais restritiva da dieta. A boa notícia é que ela é curta! Se o objetivo é perder até 4,5 kg, a fase de ataque será de 2 dias. Para até 9 kg, de 3 a 4 dias e até 18 kg são de 5 a 6 dias de fase de ataque. Para mais de 18 kg, consulte um médico.

 

Esta etapa é das proteínas puras e serve para “assustar” o organismo, preparando-o para a dieta. Para seguir a Dieta Dukan passo a passo, nesta fase você poderá comer a vontade: carnes vermelhas, aves sem pele, ovos, presunto magro, peixes e mariscos, lacticínios magros, café e chá sem açúcar.

 

– Transição (2ª fase)

 

Nesta fase entram os legumes e verduras à vontade. Mas é preciso atenção: um dia você come o cardápio da nova fase, alternado com um dia de 1ª fase (proteínas puras). Você permanece nesta etapa até atingir o peso ideal.

 

– Consolidação (3ª fase)

 

Aqui você irá aprender a manter o peso conquistado. O tempo desta fase depende do número de kg perdidos, multiplicados por 10. Se perdeu 5 kg, esta fase irá durar 50 dias. Aqui as verduras e legumes podem ser consumidos diariamente, além de uma porção de fruta por dia.

 

Duas fatias de pão integral podem ser consumidas por dia. Em até duas refeições por semana é permitido cereais integrais e tubérculos.

 

– Estabilização (4ª fase)

 

Aqui, você já seguiu a Dieta Dukan passo a passo e aprendeu a manter o seu peso. Agora você poderá comer de tudo, com inteligência. Em um dia da semana, porém, deve ser repetido o cardápio da 1ª fase. Essa etapa não tem prazo para acabar, o importante é manter-se no peso.

 

 

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