Receitas

Lasanha light: aprenda a preparar uma versão saudável

Por Redação Doutíssima 31/07/2015

Está na briga com a balança, mas com desejo imenso de saborear o prato favorito do Garfield? Saiba que há opções saudáveis que substituem a massa. Na lasanha light, por exemplo, a abobrinha funciona como alternativa e os demais ingredientes utilizados garantem saúde e poucas calorias.

 

Na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, cientistas descobriram que a abobrinha contém uma substância chamada tripsina, que protege contra o câncer. Além disso, o sabor suave do vegetal possibilita maior versatilidade na cozinha, oferecendo benefícios para quem sofre de pressão alta, em função da sua vitamina B3. Saiba como preparar a lasanha light. 

lasanha light

Para substituir a massa da lasanha de forma saudável, é possível usar a abobrinha. Foto: Shutterstock

 

Prepare a lasanha light e conquiste mais saúde

Os pesquisadores da Universidade do Arizona, nessa mesma pesquisa, também identificaram as origens da abobrinha, base da lasanha light. O vegetal é proveniente da região da América Central, sendo cultivado desde 5500 a.C. Na época, era um dos principais alimentos da população local.

 

Da mesma família que o melão e o pepino, a abobrinha é um legume que deve ser colhido ainda verde. Quando se desenvolve, surge a abóbora. O alimento possui grande teor de água e baixo valor energético.

 

Uma xícara de chá cheia do vegetal possui apenas 19 calorias. Confira uma receita de lasanha light com abobrinha e carne moída.

 

Ingredientes:

 

– 2 abobrinhas

– 300g de carne moída

– ½ cebola picada

– 1 pacote de molho de tomate

– 1 embalagem de requeijão light

– Queijo muçarela light a gosto

– 1 colher de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o azeite de oliva e deixe esquentar. Adicione a cebola picada e frite até que fique dourada. Ponha a carne moída e mexa até dourar. Finalize com o molho de tomate e o sal. Espere cozinhar e tire do fogo.

 

Para montar a lasanha, faça fatias finas com as abobrinhas, no sentido do comprimento ou em rodelas. Disponha as camadas de abobrinhas espalhadas em um recipiente refratário de vidro.

 

Depois, espalhe a carne moída, colocando por cima um pouco de requeijão light. Vá repetindo o processo até que a lasanha light esteja completa.

 

Na última camada, coloque mais carne e queijo. Ponha no forno a 200ºC por, aproximadamente, 25 minutos. Cuide para não queimar e retire quando estiver dourada.

 

Lasanha light pode ser feita com massa?

Quando é feita com massa, a lasanha é fonte de carboidratos. Esses compostos são o principal combustível energético do corpo, melhorando o desempenho nas atividades diárias e aquecendo o organismo.

 

No entanto, essa energia é proveniente do alto teor calórico, já que ela aumenta a insulina e impulsiona ainda mais a produção e acúmulo de gordura corporal.

 

Na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, pesquisadores descobriram que a ingestão de carboidratos antes do treino desacelera o processo de queima de gordura.

 

Por isso, se o objetivo dos exercícios é ter um abdômen definido, esses compostos, presentes nas massas, não são recomendáveis, apesar de aumentarem a disposição energética.

 

A lasanha com abobrinha, por outro lado, é fonte de minerais e vitaminas, que contribuem para o ganho de massa magra e ajudam a manter a boa forma.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!