A dor nos pés é um problema comum e com vasta gama de possíveis causas. Como são nossos pés que carregam o peso e ajudam a chegar onde precisamos ir, é preciso estar atento a qualquer anormalidade.
A dor pode variar de leve à grave, sendo capaz de durar um curto período de tempo ou ser um problema crônico. Felizmente, há muitas alternativas para auxiliar no alívio da dor nos pés.

Uso de sapatos desconfortáveis e osteoartrite podem ser as causas de incômodos nos pés. Foto: iStock
Problemas ao ficar muito tempo em pé
O pé é uma estrutura complexa. Possui 26 ossos e 33 articulações em camadas entrelaçadas com 126 músculos, ligamentos e nervos. Uma pessoa passa, em média, quatro horas em pé por dia, andando cerca de oito a 10 mil passos. Por isso, não é de se admirar que depois de um longo dia de trabalho seus pés possam doer.
Uma das principais causas da dor nos pés é o uso de sapatos que não se encaixam corretamente. Os sapatos de salto alto muitas vezes causam dor, pois colocam grande pressão sobre os dedos. É comum ter episódios dessa natureza se o pé foi ferido durante um exercício ou se você praticou esportes de alto impacto, como corrida intensa.
No entanto, há também causas mais específicas para a dor nos pés. Osteoartrite e gota podem originá-la. Da mesma forma, a osteoporose e a artrite reumatoide são capazes de afetar esse membro – ainda que, nesse último caso, o problema se desenvolva mais comumente nas mãos.
Além disso, a diabetes é uma causa particularmente grave de dor no pé. Infecções e úlceras também integram esse grupo – e se não tiverem o cuidado adequado, podem resultar em amputação. Anorexia, pressão alta e outras doenças que afetam os sistemas nervoso e circulatório são outras causas comuns do problema.
É possível prevenir a dor nos pés
A dor nos pés pode estar associada a um problema subjacente e por isso é preciso atenção médica. Porém, na maioria dos casos ela decorre de cansaço ou sobrecarga dos pés.
Caso seja essa a origem do problema, há maneiras de obter alivio em casa. Repouso, gelo, compressão e elevação são conhecidos como os quatro elementos básicos de tratamento imediato para um pé dolorido.
Para prevenir esse incômodo, evite usar sapatos desconfortáveis e faça descansos regulares – principalmente após longos períodos em pé. Segundo informações do Spauling National Running Center, de Harvard, nos Estados Unidos, fortalecer os músculos dos pés é fundamental para que o problema não ocorra.
Exercício para fortalecer e prevenir dor nos pés
Segundo um estudo americano publicado no Journal of Sports Medicine, exercícios de alongamento podem ajudar. De acordo com a pesquisa, o melhor modo de alongar os pés é utilizando o próprio peso corporal que eles costumam suportar.
Para fazê-lo, você deve esquecer aquela ideia de deixar o pé reto junto ao chão. Nesse tipo de alongamento não estarão sendo trabalhados os pequenos músculos desse membro. Procure fazer um arco com ele – para melhor visualização, imagine que seu objetivo é deixar as extremidades encostadas no chão e a parte do meio do pé em elevação.
Comece em uma posição sentada. Depois, fique de pé com as duas pernas. Por fim, equilibre-se com apenas uma perna. Conforme levantamentos publicados, quatro semanas praticando esse alongamento bastam para sentir algumas melhoras como fortalecimento muscular.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!