Exercícios

Exercícios ajudam a evitar a dor nos pés e a fortalecê-los

Por Redação Doutíssima 03/09/2015

A dor nos pés é um problema comum e com vasta gama de possíveis causas. Como são nossos pés que carregam o peso e ajudam a chegar onde precisamos ir, é preciso estar atento a qualquer anormalidade.

 

A dor pode variar de leve à grave, sendo capaz de durar um curto período de tempo ou ser um problema crônico. Felizmente, há muitas alternativas para auxiliar no alívio da dor nos pés.

dor nos pes

Uso de sapatos desconfortáveis e osteoartrite podem ser as causas de incômodos nos pés. Foto: iStock

 

Problemas ao ficar muito tempo em pé

O pé é uma estrutura complexa. Possui 26 ossos e 33 articulações em camadas entrelaçadas com 126 músculos, ligamentos e nervos. Uma pessoa passa, em média, quatro horas em pé por dia, andando cerca de oito a 10 mil passos. Por isso, não é de se admirar que depois de um longo dia de trabalho seus pés possam doer.

 

Uma das principais causas da dor nos pés é o uso de sapatos que não se encaixam corretamente. Os sapatos de salto alto muitas vezes causam dor, pois colocam grande pressão sobre os dedos. É comum ter episódios dessa natureza se o pé foi ferido durante um exercício ou se você praticou esportes de alto impacto, como corrida intensa.

 

No entanto, há também causas mais específicas para a dor nos pés. Osteoartrite e gota podem originá-la. Da mesma forma, a osteoporose e a artrite reumatoide são capazes de afetar esse membro – ainda que, nesse último caso, o problema se desenvolva mais comumente nas mãos.

 

Além disso, a diabetes é uma causa particularmente grave de dor no pé. Infecções e úlceras também integram esse grupo – e se não tiverem o cuidado adequado, podem resultar em amputação. Anorexia, pressão alta e outras doenças que afetam os sistemas nervoso e circulatório são outras causas comuns do problema.

 

É possível prevenir a dor nos pés

A dor nos pés pode estar associada a um problema subjacente e por isso é preciso atenção médica. Porém, na maioria dos casos ela decorre de cansaço ou sobrecarga dos pés.

 

Caso seja essa a origem do problema, há maneiras de obter alivio em casa. Repouso, gelo, compressão e elevação são conhecidos como os quatro elementos básicos de tratamento imediato para um pé dolorido.

 

Para prevenir esse incômodo, evite usar sapatos desconfortáveis e faça descansos regulares – principalmente após longos períodos em pé. Segundo informações do Spauling National Running Center, de Harvard, nos Estados Unidos, fortalecer os músculos dos pés é fundamental para que o problema não ocorra.

 

Exercício para fortalecer e prevenir dor nos pés

Segundo um estudo americano publicado no Journal of Sports Medicine, exercícios de alongamento podem ajudar. De acordo com a pesquisa, o melhor modo de alongar os pés é utilizando o próprio peso corporal que eles costumam suportar.

 

Para fazê-lo, você deve esquecer aquela ideia de deixar o pé reto junto ao chão. Nesse tipo de alongamento não estarão sendo trabalhados os pequenos músculos desse membro. Procure fazer um arco com ele – para melhor visualização, imagine que seu objetivo é deixar as extremidades encostadas no chão e a parte do meio do pé em elevação.

 

Comece em uma posição sentada. Depois, fique de pé com as duas pernas. Por fim, equilibre-se com apenas uma perna. Conforme levantamentos publicados, quatro semanas praticando esse alongamento bastam para sentir algumas melhoras como fortalecimento muscular.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!