Para muitas pessoas, poder ficar em casa e fazer seu próprio horário de trabalho é um sonho. No entanto, a prática nem sempre é fácil. É preciso saber se programar para cumprir prazos e realizar tarefas sem se dispersar. Essa é a missão de quem trabalha em home office, ou seja, sem sair de casa.
Home office é para todos?
Nem todas as atividades são adequadas ao home office, é verdade. Algumas exigem a presença do profissional no local do trabalho, mas outras permitem que ele exerça suas atividades de casa, como as áreas de Tecnologia de Informação (TI), Recursos Humanos (RH) e marketing. Essa transferência de escritório tem vantagens e desvantagens.
Pesquisas indicam que o home office é adotado por 36% das empresas brasileiras. Outro estudo indicou que 54% dos profissionais relataram preferir o trabalho em casa e somente 14% acham melhor desenvolver suas atividades no escritório.
Segundo o consultor de carreiras Renato Mendes, quem opta pelo home office deve ter disciplina e organização para conseguir cumprir as obrigações sem prejudicar a vida pessoal.
“Há prós e contras, para empregadores como para empregados, mas cada um deve avaliar se é o melhor para si”, explica. Devem ser considerados fatores como cultura empresarial, atuação e também as características individuais dos empregados.
Uma das vantagens é o trânsito. Quem trabalha em casa evita um dos maiores fatores de estresse diário da vida dos trabalhadores, além de economizar tempo. A liberdade também incentivaria a criatividade. Tudo isso para o empregador resulta em menos atrasos e empregados mais produtivos.
Já entre as desvantagens, está a dificuldade de acompanhar, no caso da empresa, o trabalho do empregado, que por sua vez pode sofrer com sobrecarga de tarefas. Outro problema é saber dosar o tempo dedicado à vida pessoal e profissional.
Uma outra questão é o convívio social. A ausência de contato com colegas de trabalho e a dificuldade de compreender o mercado em que está inserido podem ser prejudiciais se o profissional não souber circular além do seu escritório pessoal.
Dicas para quem optou pelo home office
Se você possui uma carreira que se enquadra ao home office, fique atento a algumas dicas para que sua rotina funcione melhor.
1. Local
Você está em casa, mas assim como se estivesse no trabalho, precisa se concentrar. Por isso, o ideal é escolher um local calmo que facilite a concentração.
2. Limites
Não é porque está em casa que está disponível. Seus familiares precisam entender como funciona seu trabalho, para que você consiga cumprir seus prazos e objetivos.
3. Rotina e horário
Caso seu trabalho e sua empresa permitam um horário flexível, descubra qual o momento do dia em que você é mais produtivo e siga uma rotina.
4. Socialize
Isolar-se não faz bem. Se você trabalha dentro de uma empresa, mantenha seu Networking, participe das atividades sociais com os colegas.
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