Motivação

Aposte em 10 dicas para fazer aquela reforma rápida em casa

Por Redação Fortíssima 21/12/2015

Você é daqueles que associa mudanças ao caos? Nem sempre é preciso virar a casa de cabeça para baixo durante uma transformação. É possível realizar uma reforma rápida que aumente a comodidade do lar sem grandes incômodos.

Veja a seguir como reformular o ambiente sem bagunça.

reforma-rapida-doutissima-istock-getty-images

Antes de iniciar uma reforma rápida decida o que manter e o que mudar. Foto: iStock, Getty Images

10 dicas para reformar e redecorar sem estresse

O primeiro passo antes de iniciar uma reforma rápida é decidir o que você gostaria de manter e o que deseja mudar. Confira agora 10 dicas para transformar sua casa sem incomodações.

  1. Antecipe-se e cubra móveis e piso para não sujar, dependendo do que será feito. Evite a poeira ao colocar panos úmidos nas frestas das portas e trancar os cômodos livres. Remova também cortinas e tapetes.
  1. Evite bagunça de fios em mesas e balcões e instale tomadas no fundo das gavetas.
  1. Abra uma porta para conectar dois cômodos, como o quarto das crianças, por exemplo. O espaço fica único e pode entreter os irmãos.
  1. Incremente a decoração dos cômodos com a aplicação do papel de parede em um lado único da peça.
  1. Aplique adesivos que imitam revestimentos, como ladrilho hidráulico e papel contact metálico. Ambos podem ser usados na cozinha. O primeiro para decorar a parede e o segundo para imitar inox e deixar os eletrodomésticos mais modernos e sofisticados.
  1. Mude a cara dos móveis ao encapá-los com tecidos diferenciados.
  1. Reserve uma parede em algum cômodo, como o quarto, para aplicar uma variedade de pequenos espelhos com molduras coloridas e retrô.
  1.  Use a pintura com tinta para renovar o visual do teto e de uma parede pouco valorizada.
  1. Invista na reforma de móveis antigos, aqueles de herança dos avós. Pesquise e leve os itens a um local específico de restauração.
  1. Inclua plantas e flores nos ambientes. A natureza pode humanizar o local e dar cor e vida à peça antes monótona.

Cuidados em uma reforma rápida

Mesmo que você vá modificar pequenos pontos em sua casa, os cuidados sempre serão necessários. Não mude ou derrube partes da estrutura do imóvel sozinho. Nesse caso, procure um engenheiro ou arquiteto para dizer com segurança se uma parede pode ser quebrada.

Da mesma maneira, a dica serve para sustentação, como pilares, vigas e lajes. Afinal, você provavelmente não quer ver rachaduras e trincas pelas paredes.

Tome cuidado ao adicionar peso sob os cômodos. Por exemplo, se for instalar uma banheira no banheiro do segundo andar é preciso antes da análise de um profissional para verificar se a carga extra não irá prejudicar a estrutura da peça.

Por último, para que a reforma rápida seja de qualidade e não traga transtornos futuros, opte por produtos de confiança. Não capriche somente nos acabamentos, comece a obra bem na escolha do material.

Respeite o tempo de secagem de tinta ou de isolamento de peças recém reformadas para evitar estragos no processo de construção. Saiba controlar o trabalho dos profissionais envolvidos, como arquitetos, engenheiros, pedreiros, eletricistas. Tire dúvidas e procure dar ideias para que o ambiente fique como você sonhou.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!