Receitas

Queijo cottage: conheça os benefícios e saiba como preparar

Por Redação Doutíssima 15/08/2015

O queijo cottage reina no cardápio de quem busca uma alimentação mais saudável ou perda de peso. O segredo desse alimento é que, basicamente, ele é mais leve e possui menos calorias do que outras opções similares, como o queijo minas. Além disso, você pode preparar o seu em casa e toda a família acaba aproveitando essa delícia em diversas receitas.

 

Queijo cottage é rico em nutrientes

O queijo cottage nada mais é do que uma coalhada macia, fresca e não curada. Por não passar pelo processo de cura ou salga antes de ser comercializado, ele é considerado um dos mais naturais disponíveis.

queijo cottage

Tipo de queijo leve e pouco calórico é fonte de proteínas para o organismo. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com o USDA National Nutrient Database for Standard Reference, meia xícara de queijo cottage com baixo teor de gordura contém 14 gramas de proteína, 69 miligramas de cálcio, 3,7 gramas de carboidratos e apenas 81 calorias.

 

A caseína, espécie de proteína, é encontrada nesse alimento e promove sensação de saciedade porque é digerida lentamente. De acordo com uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition, a caseína proporciona mais saciedade que outros tipos de proteína, como o soro de leite.

 

O queijo cottage também contém riboflavina, vitamina B-12 e B-6, ácido fólico, vitamina A, zinco e potássio. Com isso, proporciona vários benefícios para a saúde e para quem deseja perder peso.

 

Benefícios desse queijo

Um dos benefícios do queijo cottage é o seu teor de proteínas. Todos os tecidos e as células do corpo contêm proteínas, e precisam produzir diariamente novas moléculas delas para crescerem e funcionarem corretamente.

Esse queijo é uma fonte de proteína completa, o que significa que ele fornece todos os aminoácidos que o corpo necessita para funcionar de forma adequada.

 

Comer o cottage light também pode ser uma escolha ideal para maximizar a produção de hormônio de crescimento. Esse hormônio é capaz de promover a perda de gordura e aumentar o ganho muscular, de acordo com pesquisa publicada na edição de junho de 2009 The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.

 

Além disso, uma pesquisa realizada pela Escola de Harvard de Saúde Pública concluiu que suplementos de níveis de cálcio e vitamina D, substâncias presentes no cottage, ajudam na redução do risco de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa.

 

queijo cottage 

Receita de queijo cottage caseiro

Ingredientes:

– 1 litro de leite desnatado

– Suco de 2 limões

– Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Coloque o leite para ferver em fogo médio. Depois que ele levantar fervura, retire do fogo e adicione o suco de limão. Após, mexa até que o leite fique separado do soro. Por fim, é só coar usando um pano de prato ou filtro de café por cerca de 45 minutos, utilizando sal a gosto. Guarde em um pote bem fechado por até dois dias na geladeira.

 

Se você gosta que o queijo fique mais cremoso, pode adicionar um pote de iogurte à receita.

 

Além disso, utilize temperos como orégano, páprica, pimenta ou outros de sua preferência para preparar um delicioso patê. É um excelente acompanhamento para torradas, e também pode ser utilizado como recheio de pratos salgados.

 

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