Nutrição > Receitas

Panko: conheça o segredo do empanado asiático

Por Redação Fortíssima 29/02/2016

Se você já foi em um restaurante asiático, deve ter visto um menu recheado de opções empanadas. São itens que podem ter um sabor inconfundível graças a um ingrediente muito comum: o panko. Esse tipo de farinha de rosca é usado em muitas receitas, como o tonkatsu, diferenciando-se dos demais pelo processo de preparação e resultado que oferece.

Panko

Panko deve ser consumido com moderação, devido à carga de carboidratos. Foto: iStock, Getty Images

O que você precisa saber sobre o panko

Essa é uma palavra japonesa para “migalhas de pão”. Trata-se de uma farinha usada em diversas receitas fritas. A grande diferença é que ela é feita com um pão branco sem crostas, processado de modo que resulta em flocos ao invés de milhadas.

Utilizar alimentos nessa farinha japonesa antes de fritar garante um revestimento muito mais crocante, bem como uma menor absorção de óleo se comparado com as demais farinhas de rosca. Em outras palavras, você terá um empanado mais leve e menos gorduroso.

Vale saber que por si só essa farinha quase não tem sabor. Isso a torna perfeita para quaisquer tipos de alimentos, já que ela é capaz de absorver outros sabores de temperos. Uma simples cobertura de panko, um pouco de sal e pimenta e manteiga derretida irá resultar em um excelente sabor e cobertura crocante após o cozimento.

Há cozinheiros que também gostam de usar esse ingrediente como um aglutinante – ou no revestimento de pratos de peixe ou de marisco. Outras das receitas populares que fazem uso desse ingrediente incluem o Camarão no Leite de Coco – os camarões salteados são mergulhados em leite de coco e revestidos com panko – e no Tonkatsu – costeleta de porco empanada.

É possível preparar em casa?

Você pode encontrar esse ingrediente para empanados orientais em muitas lojas especializadas ou supermercados. Caso não encontre, é possível fazer a sua própria versão em casa. Basta ter algumas fatias de pão branco de forma – se você quiser uma receita mais saudável, pode optar por um pão integral na hora da preparação.

Para fazê-lo retire as cascas do pão, corte as fatias ao meio e coloque-as em um processador de alimentos até que elas virem lascas. Faça isso aos poucos, para que todas as migalhas fiquem iguais. Depois, coloque em uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 6 a 8 minutos.

É importante guardar a farinha em um recipiente hermético para usá-la no futuro. Congelá-la também ajuda a manter as migalhas frescas durante longos períodos de tempo, embora elas precisem ser aquecidas antes de ser utilizadas.

Pronto, depois disso é só usar a farinha de rosca japonesa em seus pratos. Lembre-se sempre de consumir com moderação, já que esse ingrediente é rico em carboidratos. Há ainda algumas variedades encontradas em supermercados que podem ter temperos industrializados, o que aumenta a quantidade substancial de sódio. Lembre-se de verificar no rótulo para evitá-las. 

Isso porque um estudo publicado no New England Journal of Medicine apresentou um levantamento bastante interessante quanto a esse elemento. Eles revelaram que o menor consumo de sódio global (a principal componente do sal) seria capaz de salvar mais de 1 milhão de vidas por ano.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!