Qualidade de vida

Você consome a alimentação adequada para você? Descubra a resposta e conheça a chave para uma vida longa!

Por Redação Doutíssima 27/04/2014

1335535837644

Se alimentar bem não se resume em apenas comer legumes, verduras, carne, leite e derivados. Saber ministrar os nutrientes ao longo do dia também é considerado parte importante da boa alimentação. E cada pessoa possui um biotipo diferente, o que implica em de um tipo de alimentação adequada para cada pessoa. E você, a sua dieta é adequada para você?

Aprenda qual é o tipo de alimentação adequada para você e tenha uma vida muito mais saudável!

 

 

Como saber que estou consumindo a alimentação adequada para mim?

Geralmente, cerca de uma hora depois de cada refeição, muitas pessoas – mesmo as que seguem uma dieta saudável – sentem fome, desejo por doces, queda de energia, uma leve depressão, nervosismo, irritação ou raiva. E elas não conseguem entender porque isso acontece, principalmente as que já tiraram completamente da dieta os alimentos menos saudáveis. O fato é que, mesmo que você coma alimentos de alta qualidade em termos nutricionais, você pode se sentir indisposto e continuar a sofrer com diversos problemas de saúde.

 

Por que me sinto indisposto mesmo com uma alimentação adequada?

Na verdade, a resposta para o dilema pode estar contida em uma simples questão de proporçõs: a combinação entre as quantidades de proteínas, carboidratos e gorduras talvez não seja a ideal para você, para o seu organismo. Cada pessoa tem um tipo de metabolismo diferente e, por isso, o que funciona para uns pode não ser a melhor opção para outros. Se você está interessado em otimizar sua saúde, peso e energia, e ainda evitar o envelhecimento precoce, deve alimentar-se de acordo com as necessidades do seu tipo metabólico.

 

 

Como saber qual é o meu tipo?

Você pertence a um dos seguintes tipos metabólicos:

  • Proteínas: Pessoas que fazem parte do grupo das proteínas sente-se melhor com uma alimentação rica em proteínas e gorduras e com baixo teor de carboidratos. A proporção ideal seria: 40% de proteínas, 30% de gorduras e 30% de carboidratos.
  • Carboidratos: Já quem faz parte do grupo dos carboidratos, normalmente, sente-se bem quando os carboidratos compõem cerca de 60% da alimentação, complementados por 25% de proteínas e 15% de gorduras.
  • Misto: Também há pessoas que fazem parte do grupo misto. Para esse grupo, a alimentação requer um equilíbrio entre carboidratos e proteínas, ou seja, 50% de cada um desses nutrientes.

 

 

No esporte

Se você pratica algum esporte e também não se sente completamente satisfeito com a sua dieta, experimente fazer algumas mudanças. Vá com calma, anotando as diferenças com cada tipo de combinação. A dieta indicada para você lhe trará muito mais energia, diminuição de cansaço, sonolência e desânimo. Porém, mudanças como esta devem ser feitas com acompanhamento médico, principalmente as mudanças drásticas, já que as porcentagens citadas acima são apenas referenciais – podem variar, dependendo de fatores diversos: peso, como você vai se sentir com a dieta, altura e outras condições pessoais possíveis. Portanto, só o seu médico poderá identificar e aconselhar a alimentação adequada para você.

 

 

Descubra por que a alimentação adequada pode ajudar a prevenir a diabetes!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las
Reeducação alimentar: tudo o que você precisa saber antes de começar uma dieta
Conheça os alimentos que tiram o sono e invista numa dieta muito mais motivadora
Nutricionista confirma: segunda-feira é o melhor dia para começar a dieta!
Dúvida do leitor: Doutor, quero emagrecer. Posso comer arroz na dieta?
Qual dieta para perda de peso é a melhor: pobre em gorduras ou em carboidratos?
Quem são os vilões da alimentação: carboidratos, proteínas ou gorduras?