Moda

Estilo folk: conheça a moda das franjas e estampas coloridas

Por Redação Doutíssima 17/08/2015

Simples, mas cheio de informação fashion: esse é o estilo folk. Conforme o próprio nome sugere, essa vertente da moda é inspirada nos povos folclóricos, mais precisamente nos camponeses russos. Repleto de franjas, estampas coloridas, florais e elementos rústicos, o folk conquista cada vez mais adeptos.

Consultora de moda e autora do livro Dress Code: Impacto da Imagem Pessoal dos Negócios,  Bia Kawasaki explica melhor a origem do estilo folk e as ocasiões para adotá-lo. “O folk tem inspiração rural e surgiu logo após a I Guerra. Os bordados russos e búlgaros foram algumas das inspirações e, posteriormente, as saias franzidas na década de 30”, aponta.

estilo folk

Estilo folk ganhou vida nos anos 60 e 70, quando se fundiu com o hippie. Foto: Shuttestock

Estilo folk: como usar?

De acordo com Bia, o estilo folk ganhou vida nos anos 60 e 70, quando se fundiu com o hippie. “Os trajes camponeses voltaram com força na época, adquirindo traços mais étnicos”, ressalta. Neste período, as formas simples e artesanais, os bordados coloridos e os elementos rústicos se sobressaíram.

Um dos estilistas que impulsionou o folk foi Yves Saint Laurent. Suas coleções deram espaço aos traços folclóricos, através de tecidos em couro, camurça e tricô, elementos com franjas e tons terrosos: marrom, bege, mostarda e bordô. Até hoje, essas referências estão presentes em looks fashionistas.

Por isso, se você tem vontade de adotar o estilo folk, Bia conta com algumas sugestões de elementos. “Shorts e camisas florais, bolsas e coletes com franjas, botas de cano longo ou curto, com ar campestre, e saias longas franzidas são peças que remetem ao estilo”, aponta.

Ela sugere, também o uso de saias e vestidos esvoaçantes com cintos de couro. “Tente combinar peças dentro da paleta de cores do pôr do sol, ou seja, com tons mais apagados e pardos”, orienta. Em relação aos acessórios, para seguir na linha hippie-folk, opte pelos complementos artesanais, com penas e adornos naturais.

Cuidados com o estilo folk

Bia alerta para alguns cuidados necessários em relação ao folk. “O grande perigo é que o look fique ruralista demais. Uma dica é usar apenas uma informação que remete ao estilo no outfit”, recomenda. Cuidado com os excessos: nada de exagerar nas estampas, florais e franjas.

Especialista quando o assunto é dress code, Bia também adverte a importância de apostar no estilo na ocasião certa. “O estilo folk é informal. Por isso, é indicado para um passeio, ou para ir ao cinema. Em um ambiente corporativo ou em uma festa, ele não deve ser utilizado”, enfatiza ela.

Se você necessitar de inspiração para arrasar no folk, vale a pena utilizar as celebridades como referências. “A modelo Kate Moss é uma das adeptas, ela usa e abusa do estilo. Os cantores Bob Dylan e Joni Mitchell também estão diretamente ligados a ele”, finaliza a consultora.

Gostou das dicas? É fã da simplicidade e dos traços artesanais presentes no estilo folk? Então deixe um comentário abaixo, nos contando o que achou deste artigo!  

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!