Basta programar uma viagem por mais de três dias que começam as dúvidas sobre como arrumar a mala. Para carregar as coisas na medida certa, é preciso planejar com antecedência. Dessa forma, você conseguirá ter tudo o que precisar à mão. Além disso, uma mala bem feita é capaz de prever mudanças de temperatura e até um convite formal inesperado.
Algumas pessoas têm o dom da organização e conseguem em uma mala pequena levar somente o necessário para curtir suas férias. Se você não faz parte desse grupo, essas dicas de como arrumar a mala podem ajudar a tornar a viagem um pouco mais tranquila.
Como arrumar a mala: planejamento
1. Faça uma lista
Antes de aprender a arrumar a mala, faça uma lista com tudo que precisa levar. Leve em conta os dias que você ficará fora, quais programas pretende fazer e também quais são seus compromissos. Não esqueça de documentos, itens de higiene, acessórios ou qualquer outra coisa que seja indispensável na viagem.
2. Reveja as regras
Se você vai viajar de avião ou ônibus, procure conhecer quais as regras da companhia em relação à bagagem antes de começar a arrumar a mala.
Verifique quantos volumes é possível levar, qual o peso máximo e ainda quanto será pago caso ocorra excesso de bagagem.Não esqueça, também, de verificar quais os itens permitidos para bagagem de mão e o tamanho desse acessório.
3. Separe tudo o que você vai levar
Depois que a lista estiver pronta, procure separar tudo o que está nela. Com isso, será possível ter a real noção de tudo o que deverá ser colocado dentro da mala. Organize as coisas por categorias, como roupas, calçados, itens pessoais, eletrônicos, medicamentos etc.
Momento de arrumar a mala
1.Escolha a sua técnica
Há muitas técnicas para arrumar a mala – uma boa dica é levar em conta o tamanho e o modelo do acessório que você dispõe. Uma das técnicas é enrolar as peças de roupas, enquanto outra é usar camadas ou sacos à vácuo para embalar. No verão, as roupas são menores e qualquer uma das técnicas é útil, mas no inverno os sacos à vácuo podem ser a melhor alternativa.
2. Pense em seu primeiro dia de viagem
Coloque alguns itens fundamentais na parte superior da mala para que não seja necessário desarrumá-la assim que chegar ao destino. Por exemplo, se você chegar tarde da noite, coloque pijama, escova e pasta de dente perto do topo para que possa acessá-los facilmente.
3. Ocupe todos os espaços
Se você vai colocar sapatos ou tênis na mala, procure usar o interior deles para colocar meias, carregadores de celular ou outros itens pequenos. Da mesma forma, se for levar uma bolsa extra, procure usá-la para itens de higiene, maquiagem ou acessórios.
4. Mantenha coisas importantes com você
Malas são perdidas com facilidade. Assim, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) recomenda que se evite colocar objetos de valor ou fundamentais para a viagem dentro da bagagem que será despachada.
Tenha uma bagagem de mão com todos esses itens, incluindo uma combinação de roupa extra – se a mala for realmente extraviada, isso não será uma preocupação em um primeiro momento.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!