Motivação

Carta de vinhos: aprenda a harmonizar a bebida com a comida

Por Redação Fortíssima 19/12/2015

É muito comum restaurantes oferecerem carta de vinhos, uma seleção de rótulos para diferentes gostos. Mas escolher o que melhor se harmoniza com os sabores do prato pode ser uma missão difícil.

A boa notícia é que com algumas dicas simples é possível desvendar os segredos dessas combinações – e até mesmo incluí-las nos eventos que você faz em casa.

carta de vinhos istock getty images doutíssima

Vinho é capaz de destacar e melhorar os sabores de certos alimentos. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona a harmonização de vinhos

A harmonização de vinhos e comida é uma arte para várias culturas e, por isso, muitas pessoas têm tentado ao longo do tempo encontrar a combinação perfeita. Acredita-se que o vinho é capaz de destacar e melhorar os sabores de certos alimentos. Além disso, a ciência indica que ele traz benefícios para a saúde.

Sempre se pensou que o vinho tinto, por exemplo, tinha resultados impressionantes na promoção da longevidade, proteção contra certos tipos de câncer, melhora da saúde mental e benefícios para o coração. Ocorre que um estudo publicado no Journal of Agricultural & Food Chemistry concluiu pela primeira vez que o vinho branco é capaz de fornecer essas mesmas qualidades para o coração.

Por isso, essa bebida pode ser um ótimo acompanhamento para suas refeições. Há diferentes tipos de alimentos, alguns mais ou menos doces, salgados ou ácidos. Assim, nem sempre é fácil a tarefa de escolher o vinho perfeito para acompanhar cada um deles.

A partir do momento que você identificar os sabores predominantes dos pratos, a escolha do vinho mais apropriado fica facilitada. É simples: para pratos mais aromáticos, opte por vinhos aromáticos; para pratos ácidos, vinhos mais ácidos; e para pratos doces, vinhos mais doces.

Para aperitivos, um moscatel é um excelente complemento. Quando servir peixe, o ideal é procurar um vinho branco leve ou rose. Carnes vermelhas harmonizam bem com um vinho tinto rico em taninos.

Preparos mais ácidos, como saladas com limão ou vinagre, combinam bem com vinhos mais ácidos como os verdes. Vai comer sushi? Opte por vinhos brancos leves e frescos, roses ou espumantes.

A sobremesa também não fica de fora. Para acompanhá-la, escolha o famoso vinho do Porto, um moscatel, um doce espumante ou até mesmo um vinho de colheita tardia.

Como escolher a carta de vinhos para o Natal

Se você irá recepcionar convidados para um jantar de Natal, é possível utilizar alguns conceitos de harmonização para a ceia. Para isso, pense com antecedência na carta de vinhos para o evento, buscando elaborá-la conforme os pratos que serão servidos.

Com os aperitivos iniciais como patês, frutas secas e castanhas, é possível usar um espumante brut. Essa é uma ótima opção porque se harmoniza com vários aperitivos e saladas, quiches e queijos.

Carnes tradicionais como peru vão bem com tintos leves e de boa acidez – Pinot Noir e Gamay são excelentes para isso. Caso sirva carne de porco tente um jovem e frutado Malbec ou Merlot – especialmente se ela for servida com molho doce. Com peixes como bacalhau, a melhor combinação é com vinho branco – eleja um Chardonnay.

Aliás, para não deixar os apreciadores de vinho branco de fora, acrescente um Sauvignon Blanc ou Riesling. Para a sobremesa os melhores são os vinhos doces – a rabanada vai bem com um vinho de colheita tardia ou fortificado, enquanto panetone de frutas combina com um espumante demi-sec.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!