Uma das maneiras mais divertidas, e nutritivas, de montar um belo prato é usando flor comestível. O que pode parecer estranho em um primeiro momento é uma das práticas mais comuns na gastronomia pois, com toda a certeza, você já provou uma espécie, mesmo sem saber. Quer uma prova?
Você sabia que o brócolis e a couve-flor são espécies de flor comestível? Assim como a alcachofra. Mesmo sem a beleza de uma rosa ou violeta – que também são comestíveis -, ambos são flores sim, e como já são amplamente usadas, não têm mais aquele caráter exótico, como as flores que são servidas em seu estado natural.
Como usar a flor comestível
A flor comestível pode ser usada tanto no preparo de alimentos quanto na decoração. A gama de aplicações é bem maior do que se pode imaginar e é bem provável que depois de ler esse texto você não olhe mais para as flores da mesma maneira.
Brócolis, couve-flor e alcachofra precisam ser preparadas preferencialmente no vapor para que não percam seus nutrientes. Suas propriedades são enormes e benéficas para a saúde.
A alcachofra é uma flor comestível considerada importante aliada da digestão. O brócolis é rico em cálcio, fundamental na manutenção e formação de dentes e ossos. Já a couve-flor oferece vitaminas A e as do complexo B, que atuam na prevenção de problemas de pele e do aparelho digestivo. Também previne queda de cabelos.
E aquela flor que você vê deixando os ambientes mais bonitos, podem, com toda certeza, estar no seu prato. As já mencionadas, violeta e rosa, juntamente com a calêndula, o amor-perfeito e o cravo, por exemplo, são perfeitamente integradas a receitas de bolos, pães, tortas, sobremesas e saladas.
Agora, você pode olhar de outra maneira para o florista, cujo dia é celebrado em 2 de setembro, quando for buscar algum item para ornamentar sua casa. Peça, sem medo, buquê de rosas para fazer uma geleia ou um bolo.
Mas é importante lembrar que, para consumir, a flor comestível deve ser obtida de produtores especializados, para evitar qualquer tipo de contaminação, pois ela precisa ser cultivada sem produtos químicos.
8 tipos de flor comestível:
1. Amor-perfeito
De sabor adocicado, é usada tanto em saladas quanto para decorar sobremesas, sopas e guanições.
2. Brócolis
As folhas e talos são comestíveis. É rico em cálcio e importante fonte de vitaminas A e C, além de ácido fólico, potássio e selênio.
3. Calêndula
O miolo deve ser retirado na hora em que ela for ingerida. Em sua versão integral, é usada para decorar pratos.
4. Couve-flor
É rica em importantes sais minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Facilita a digestão e é indicada, ainda, no combate à prisão de ventre.
5. Cravo
Doce, tem sabor semelhante ao da noz moscada. Pode ser usada em saladas e guarnições.
6. Lavanda
O seu uso é bastante amplo na culinária, sendo aplicada em xaropes, bolos, biscoitos, sorvetes, geleias, tortas vinhos.
7. Rosa
Bastante usada na aromatização e decoração de doces com caldas e também para compor saladas. Com as pétalas, é possível fazer sorvetes e xaropes.
8. Violeta
É utilizada no preparo de bolos, chás e xaropes, além de ser empregada na decoração de pratos.
Receita de geleia de pétalas de rosas
Ingredientes:
Um pote de 1 litro de pétalas de rosas de sua preferência
Um litro de água
Um quilo de açúcar
Suco de dois limões
Modo de preparo:
Ferva, em um panela, a água e as pétalas por 15 minutos. Depois que esfriar, coloque o suco de limão e mexa. Você vai perceber que a cor vai mudar.
Acrescente o açúcar e leve ao fogo, sempre mexendo, por mais ou menos 10 minutos. Espere esfriar e armazene a geleia em pequenos potes. Fica ótima em torradinhas!
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!