Exercícios

Treino para mulheres: conheça opções para cada parte do corpo

Por Redação Doutíssima 07/10/2015

Por mais que a musculação seja evitada pela maioria delas, o treino para mulheres é muito importante. Se soubesse que um determinado tipo de exercício pode beneficiar o coração, melhorar o equilíbrio, fortalecer os ossos e ajudar a perder peso, você não gostaria de começar? Bem, estudos mostram que o treinamento de força pode fazer tudo isso e muito mais.

treino para mulheres istock getty images doutíssima

Estudos comprovam que o treinamento de força para mulheres trazem vários benefícios. Foto: iStock, Getty Images

 

Treino de força não é apenas para fisiculturistas

Muitas mulheres acham que levantar pesos na academia é apenas para aqueles que querem músculos fortes e bem definidos. Acontece que esse tipo de exercício vai muito além, sendo capaz de beneficiar pessoas de todas as idades – principalmente aquelas com problemas de saúde, como artrite ou doença cardíaca.

 

Um estudo publicado no The Journal of Strength and Conditioning Research constatou que mulheres que fazem uma hora de treinamento de força queimam cerca de 100 calorias a mais no dia seguinte do que aquelas que não fizeram musculação. Como qualquer outro tipo de exercício, esse tipo de treino é capaz ainda de melhorar o seu humor.

 

Outra pesquisa publicada no Journal of Clinical Psychiatry, em 2004, acompanhou 40 mulheres e encontrou resultados semelhantes comparando aquelas que apenas correram e outras que se submeteram a levantamento de pesos por oito semanas. Nessas últimas, houve menor incidência de depressão.

 

Ao contrário dos homens, as mulheres normalmente não ganham tamanho no treinamento de força. Comparadas a eles, elas têm de 10 a 30 vezes menos hormônios que causam o crescimento do músculo. Nelas os maiores benefícios são o desenvolvimento do tônus muscular e a definição.

 

Melhor treino para mulheres

Para quem deseja começar a treinar, alguns exercícios podem ajudar a conquistar os seus objetivos mais facilmente. Há diversos estudos que indicam qual o melhor treino para cada parte do corpo feminino. Veja alguns deles:

 

1. Braços

 

Quando o assunto é malhar os braços, uma parceria entre o Conselho Americano de Exercício e a Universidade de Winconsin-LaCrosse resultou em uma pesquisa que definiu qual treino para mulheres é o melhor.

Para fazê-la foram colocaram eletrodos no braço de mulheres e medida a atividade dos músculos quando elas foram submetidas a oito diferentes exercícios que trabalham o bíceps.

 

A melhor alternativa para trabalhar essa parte do corpo segundo a publicação é o curl de concentração – ou concentration curl, em inglês. A explicação, segundo os estudiosos, é que nesse exercício a parte superior do braço fica pressionada contra a perna, garantindo maior isolamento e trabalho do bíceps.

 

2. Região abdominal

Os melhores treinos para a região abdominal das mulheres também já foram objeto de estudo. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos, o abdominal bicicleta é aquele que melhores resultados produz para essa região.

Esse levantamento também utilizou eletrodos para medir a atividade dos músculos durante a prática de exercícios.

 

3. Glúteos

Caso você esteja pensando nos glúteos, então o ideal é praticar o agachamento. É o que indica mais uma vez o Conselho Americano de Exercício, que realizou uma pesquisa analisando os reflexos de oito tipos de exercícios no desenvolvimento dessa área.

Os especialistas indicam, todavia, que para ser eficaz o agachamento deve ser executado da forma correta.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!