Esporte

Canoagem slalom: entenda essa modalidade dos Jogos Olímpicos

Por Redação Doutíssima 06/09/2015

Sucesso nos Jogos Pan-Americanos 2015, a equipe brasileira de canoagem slalom se tornou promessa de medalha nas Olimpíadas 2016. O grupo conquistou todos os pódios da competição realizada em Toronto, no Canadá, e trouxe à tona um esporte que até então era pouco conhecido no país. Desafio e adrenalina são duas das marcas dessa modalidade.

 

Canoagem slalom é um esporte cheio de adrenalina

Nascido em 1932, na Suíça, o esporte é uma inspiração do esqui. Ele estreou como modalidade olímpica nos jogos de Munique, em 1972, e provou ser um grande sucesso. Em seguida, porém, desapareceu do programa olímpico até ser reintroduzido em Barcelona, no ano de 1992. Desde então, tem sido um esporte regular na competição.

canoagem slalom

Caracterizada pela adrenalina, modalidade é opção para fortalecer a musculatura. Foto: iStock, Getty Images

Conhecida também como canoagem em águas brancas, trata-se de um dos esportes aquáticos mais espetaculares, já que exige dos atletas habilidade, resistência e coragem. O objetivo é executar um curso em uma corredeira que tenha entre 300 a 500 metros, marcada por “portas” (postes suspensos), sem tocar em qualquer um deles.

 

As portas verdes e brancas indicam que o competidor deve passar por elas descendo o rio, enquanto as vermelhas e brancas indicam que ele deve subir a corredeira. Para ter sucesso, o remador precisa passar por todas as portas na ordem e na direção certa, no menor tempo possível.

 

A modalidade oferece três categorias: caiaque individual (K1), canoa individual (C1) e canoa dupla (C2). Porém, nas Olimpíadas em 2016 serão disputados K1, C1 e C2 masculino; e apenas K1 feminino.

 

Segundo a organização do Rio 16, o estádio de canoagem slalom terá 8.000 assentos temporários e será uma das nove instalações do Parque Olímpico de Deodoro, que receberá 11 esportes olímpicos e quatro modalidades paraolímpicas.

 

Canoagem slalom é esporte para todos

A canoagem slalom pode ter benefícios específicos para o corpo e a mente. Remar exige o uso da maioria dos músculos dos braços e das pernas, e durante uma hora de canoagem é possível queimar aproximadamente 287 calorias.

A tensão de lutar contra o poder da água é capaz de potencializar ainda mais o trabalho da parte superior de braço, antebraço e circunferência do peito.

 

Um estudo da Manchester Metropolitan University descobriu que os canoístas regulares conseguem bombear o sangue para todo o corpo de forma mais eficiente.

Como várias disciplinas de canoagem são realizadas em duplas, essa é uma excelente maneira de desenvolver habilidades de comunicação e trabalho de forma eficaz com outras pessoas. Os clubes também oferecem uma variedade de eventos sociais, além da simples participação no esporte.

 

Por isso, se você está em busca de uma atividade física, a canoagem slalom é uma ótima opção. Para começar, um curso de iniciação é necessário. Há clubes e centros de esportes aquáticos que ensinam a modalidade e, além disso, não é necessário comprar equipamentos imediatamente.

Muitas vezes, esses locais oferecem o equipamento para você usar sob supervisão. Depois de começar a remar regularmente, aí sim, você pode comprar alguns para uso próprio, como capacete, remo e até mesmo canoa. De toda forma, antes de qualquer atividade física, lembre-se de fazer uma avaliação de saúde.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!