Esporte

Esportes aquáticos: aproveite o verão para entrar em forma na água

Por Redação Doutíssima 06/03/2015

Emagrecer praticando esportes aquáticos é uma ótima pedida. Muitos podem considerá-los hobby ou passatempo para o verão, mas o fato é que exercícios na água exigem mais esforço e podem ocasionar maior perda de calorias. Em outras palavras, eles podem ser tão eficazes quanto a academia que estamos acostumadas a frequentar durante o ano.

 

esportes aquaticos

A prática de exercícios dentro da água ajuda a não causar impacto nas articulações.Foto: iStock, Getty Images

 

Antes de praticar qualquer modalidade esportiva, porém, é importante consultar um médico para saber se você pode ou não fazê-lo. Além disso, faça um aquecimento prévio, inclusive alongamentos, para evitar lesões ao praticar esportes na água.

 

Feitos esses esclarecimentos, que tal conhecer quais são os melhores esportes aquáticos para entrar em forma neste verão? Confira abaixo alguns deles.

 

Ginástica e windusurf como esportes aquáticos

 

1. Ginástica Aquática

 

A ginástica aquática são os exercícios físicos que normalmente são feitos nas academias, como step ou spinning, realizados na água. É verdade que esse tipo de exercício até pode parecer estranho, mas o fato é que praticando você conseguirá queimar calorias na metade do tempo que gasta na academia.

 

E não é só na queima de calorias que eles ajudam. A ginástica aquática estimula a drenagem e melhora o funcionamento do sistema circulatório. Entretanto, é preciso ter regularidade, já que não é com apenas uma aula de ginástica que você conseguirá os resultados desejados. Tenha persistência.

 

2. Windsurf

 

Quer radicalizar e ter o abdômen um pouco mais definido? Essa é a promessa para os praticantes do windsurf. Combinação do surf com a vela dos barcos, essa modalidade é capaz de trabalhar como poucas os músculos superiores e inferiores, sendo um dos esportes aquáticos mais completos.

 

No entanto, não é aconselhado para iniciantes. Caso você não tenha intimidade com ele, o mais indicado é buscar aulas, aperfeiçoar-se e, apenas depois disso, tentar fazer por conta própria. Acredite, ao dominar o windsurf, você trabalhará os braços e as pernas como poucas vezes conseguiu ao longo do ano na academia.

 

Surf e aquarunning como esportes aquáticos

 

1. Surf

 

Um pouco menos radical que o windsurf, o surf é um dos esportes aquáticos mais famosos que existem. É uma excelente opção para as pessoas que querem perder alguns quilinhos e, ao mesmo tempo, trabalhar a musculatura das pernas – muito exigida nessa modalidade esportiva.

 

Da mesma forma que acontece com o windsurf, é interessante fazer algumas aulas antes de aventurar-se sozinho ou sozinha no mar. O esforço, porém, vale bastante a pena.

 

2. Aquarunning

 

O aquarunning, ou corrida na água, é um dos esportes aquáticos que mais vem ganhando adeptos no mundo. Correr é uma ótima alternativa para a perda de calorias e quilos excedentes, e correr na água potencializa e muito os resultados desse exercício físico.

 

Além de tornar mais eficaz a perda de calorias, a corrida na água é menos agressiva para o corpo humano – não há impacto e as articulações agradecem, além de não haver um aumento significativo da temperatura corporal enquanto o esporte é praticado.

 

É possível fazer aquarunning tanto em piscinas como no mar. Basta imitar o gesto de quem corre – mexendo os braços e as pernas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!