Amor e Sexo > Sexualidade

Saiba como a acupuntura pode melhorar sua vida sexual

Por Francine Costanti 03/06/2020

A falta de libido no sexo pode ter inúmeras causas, tanto físicas, quanto emocionais e psicológicas. Por consequência, a relação a dois fica mais tensa, sem motivação, além de o casal deixar o sexo totalmente de lado. Para tratar o problema, a acupuntura pode ajudar a melhorar sua vida sexual e tem mostrado bons resultados e trata mente e corpo com técnicas de relaxamento. 

Quer saber como funcionam as sessões? Para tirar todas as suas dúvidas de sobre a técnica e seus benefícios para aumentar o prazer, conversamos com o Dr. Luciano Ricardo Curuci de Souza, acupunturista do CMAeSP, Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo. Leia a conversa: 

Fortíssima: Como funciona a acupuntura?

Dr. Luciano:  A acupuntura é uma técnica milenar reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) desde 1996 e consiste de aplicações de agulhas em pontos do corpo humano, previamente estabelecidos após uma anamnese minuciosa e realizado um diagnóstico etiológico por um médico especialista.

Normalmente procurada para tratamentos de patologias dolorosas como cefaleia, dores lombares e dores pélvicas agudas ou crônicas, mas também de grande importância no tratamento de doenças emocionais como a ansiedade, o estresse e a depressão tão comuns nos dias de hoje.

Como a acupuntura pode te ajudar a aliviar cólicas menstruais

Acupuntura pode aumentar o desejo sexual?

Com o aumento do conhecimento das ações da acupuntura, vem sendo cada vez mais comum a procura em nossos consultórios e ambulatórios públicos do SUS a procura de pacientes que desejam se tratar por problemas que afetam a libido sexual.

A prática aumenta produção dos hormônios do prazer?

Alguns pontos de acupuntura quando estimulados adequadamente atingem o Sistema Nervoso Central (SNC) através de fibras A delta e ascendendo pelo trato espinotalâmico posterior.  Conforme a localização do SNC estimulada haverá a liberação de hormônios ligados ao prazer e à felicidade, como a serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina.

Acupuntura libera estrógeno e testosterona?

Ao atingir o sistema nervoso, principalmente a hipófise (centro da cabeça e atrás do seio esfenóide na base do crânio), pode-se ter uma regulação na produção de hormônios femininos como o Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e Hormônio Luteinizante (LH), o que promoverá, enfim, um aumento na produção de estrógenos e progestágenos no sexo feminino.

Além de liberação de endorfina pelo hipotálamo (faz a coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino) e hipófise, ocorre também liberação de estímulos da produção de ACTH (hormônio adrenocorticotrófico que serve para avaliar problemas relacionados às glândulas pituitária e suprarrenais) pela hipófise. 

O ACTH é enviado para a glândula suprarrenal (acima de cada um dos rins), induzindo-a a produzir o cortisol que, liberado na corrente sanguínea, será responsável por parte do efeito antiinflamatório da acupuntura mas também responsável por aumentar os níveis de testosterona circulantes.

Em quais pontos são colocadas as agulhas?

A escolha correta dos pontos a serem utilizados em uma sessão de acupuntura deve ser individualizada para cada paciente. Um correto diagnóstico nosológico deve ser feito, inclusive descartando-se causas mais graves que podem afetar a libido e desejo sexual, como tumores benignos e ou malignos do SNC.

Como é uma consulta de acupuntura? 

A consulta já se inicia na observação do paciente como um todo: modo de andar, fala, aparência, cor da pele e cabelos, entre outros. Depois deve-se fazer uma anamnese para saber quais fatores físicos e emocionais o paciente sente. Saber quais medicações o paciente vem usando, patologias pregressas e, principalmente, um exame físico será realizado. Se necessário, exames de imagens (radiografia, ultrassonografia, tomografia ou ressonância nuclear magnética) também podem ser solicitados ou apresentados ao médico acupunturista.

Acupuntura

A acupuntura é técnica que deve ser executada por médicos especializados. Foto: iStock 

Quantas sessões são recomendadas nesse caso?

Normalmente 1 sessão de Acupuntura por semana com duração de 20 a 30 minutos é o suficiente para o tratamento, mas depende de cada caso e da proposta terapêutica.

Quais são os possíveis resultados?

Se considerarmos que o prazer está intimamente ligado com o sentimento de felicidade, devemos enfatizar que uma boa produção e regulação da liberação de endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina pelo nosso organismo é fundamental. 

A acupuntura irá, sim, proporcionar esse efeito regulatório no SNC, mas também devemos lembrar de associar com uma dieta balanceada e equilibrada, atividade física regular, dormir bem e praticar alguma técnica de meditação. 

Desta forma será propiciado não apenas aumento de prazer nas relações sexuais, mas também prazer e felicidade nas relações familiares, regulação de processos motivacionais, melhora do humor, confiança e criação. Diminuindo assim a possibilidade de estresse e depressão.

Emoções, vida e acupuntura: o equilíbrio através da acupuntura energética

É possível evitar ou diminuir o consumo de medicamentos?

Com todos os benefícios descritos anteriormente é natural que o paciente venha a diminuir o uso de medicações estimulantes para distúrbios sexuais, principalmente os homens, mas sempre recomendamos o acompanhamento conjunto com um urologista ou clínico que o paciente já acompanha.

Com relação às mulheres, existe também uma melhora muito significativa em relação a diminuição do uso de terapias hormonais, principalmente aquelas que já se encontram no Climatério, no período pós-menopausal, em que são comuns as queixas de ressecamento e atrofia da mucosa genital e consequentemente tendo dores ou incômodos nas relações sexuais e sendo uma das principais causas de diminuição do desejo sexual nesta faixa etária.