Beleza > Moda

Flatforms: como usar as plataformas que são tendência

Por Redação Doutíssima 16/09/2015

As grifes Prada e Chanel decidiram ousar e trazer às passarelas calçados cercados de polêmica: as flatforms. Em inglês, o termo “flat” significa reto, plano. Isso é justamente o que o sapato tem de mais característico: a plataforma bem estruturada e quadrada. Seu aspecto divide opiniões.

A inspiração para as flatforms remonta aos calçados utilizados pelas venezianas nos séculos 15 e 16, com o objetivo de parecerem mais altas. Os clogs usados pelas japonesas também são referências. Na atual releitura, entretanto, a plataforma de 20 cm é que se adapta aos diferentes modelos de calçados. Ela surge em tênis, sandálias, alpargatas e mocassins.

flatforms - doutissima - reprodução instagram

Flatforms, plataformas bem estruturadas e quadradas, estão em alta. Foto: iStock, Getty Images

Flatforms: como usar?

Apesar de ser bem conceitual, a tendência das flatforms pode ser adaptada aos looks do dia. Mas é preciso ter personalidade e atitude para usar, além da ciência de que esse tipo de calçado é destinado a produções mais casuais, não para um ambiente sério.

Confira, abaixo, algumas opções de combinações:

1. Flatform e vestido

Considerando que a flatform combina com ambientes informais, vale a pena investir no calçado para um passeio no fim de semana. Com a proximidade das estações amenas, uma boa dica é usar com um vestido branco, optando pela plataforma em uma sandália ou mocassin.

2. Flatform e saia

A flatform no tênis cai superbem com shirts despojadas, top croppeds e shortinhos. O look fica moderno, com um ar jovem e despretensioso. Vale completar a produção com um óculos de sol redondo e uma clutch. Você estará pronta para arrasar no verão.

3. Flatform e calça

Para usar uma flatform, não é regra deixar as pernas de fora. Por isso, é possível, sim, apostar no uso do calçado com leggings, jeans destroyed, jeggings estampadas ou qualquer calça jeans skinny.

Na criação de um look mais executivo, para uma ida ao cinema, por exemplo, vale arrematar o visual com um blazer, uma jaqueta jeans ou cardigã. Neste caso, o melhor é optar pelas flatforms em sandálias.

 

 

Cuidados ao usar flatforms

É fato que algumas pessoas amam as flatforms, enquanto outras odeiam. As blogueiras Chiara Ferragni e Brittany Xavier são adeptas do modelo e já investiram nele em seus looks do dia. A atriz Elle Fanning ousou ainda mais e optou pelo calçado com plataforma no tapete vermelho.

Mas é importante lembrar que, na prática, nem todos os ambientes contam com um dress code tão versátil, que permita o uso da flatform. Por isso, caso você esteja pensando em investir no calçado, tenha em mente a ocasião em que pretende usá-lo.

Reserve a plataforma para aquele dia sem qualquer compromisso de trabalho, no qual você pode ousar mais. Assim, você não corre o risco de não ser levada a sério. Se necessitar de inspirações, fique de olho no Instagram das blogueiras, que já andaram desfilando o modelo por aí.

Para acertar na produção, a dica é, justamente, buscar referências no visual das especialistas em moda. Assim, você pode garantir uns pontinhos extras no quesito fashionismo do seu outfit.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!