Moda

Aprenda a escolher sapatos de salto alto e veja tendências

Por Redação Doutíssima 26/08/2015

Sapatos de salto alto, como não amá-los? Queridinhos no closet feminino, eles valorizam a silhueta, garantindo uma estrutura corporal esguia e alguns centímetros a mais de altura. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), 80,4% das brasileiras se sentem mais sensuais com salto.

Mas, na hora de investir em um sapato com salto, é importante considerar uma série de quesitos. O conforto é indispensável para quem deseja aguentar o dia inteiro em cima de um calçado alto. Além disso, a peça precisa estar adequada ao tamanho do pé, para evitar dores e desconfortos.

sapatos de salto alto istock getty images

Não esqueça de priorizar o conforto na hora de escolher os sapatos de salto alto. Foto: iStock, Getty Images

 

Como escolher sapatos de salto alto

Os sapatos de salto alto são companheiros fiéis das mulheres elegantes. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que os calçados cumpram com seu papel de fornecer charme ao look. Confira, abaixo, alguns cuidados imprescindíveis na hora de escolher o modelo:

1. Tamanho

O grande desafio na hora de usar salto alto é manter um andar equilibrado e elegante. Para isso, é imprescindível escolher um modelo que se adapte ao seu pé. Ele deve ficar bem  encaixado nos calcanhares e nos dedos, mas sem apertar essas regiões. Assim, fica mais fácil andar sem mexer os joelhos e se desequilibrar.

2. Estilo

A variedade de modelos e estampas disponíveis nos sapatos de salto alto é grande. Há opções para atender aos estilos que vão do básico ao despojado. Por isso, é importante escolher um calçado que combine com a sua aparência e com a ocasião em questão. Deixe a estampa de oncinha para a noite, por exemplo, e opte por modelos mais clean no dia a dia.

Além disso, lembre-se de que, para usar um salto alto, é necessário ter prática. Especialmente porque o peso do corpo fica distribuído de forma desigual nos pés quando esse tipo de calçado é utilizado, o que pode culminar em dores nos calcanhares e tornozelos. Por isso, se você não está acostumada, evite começar com saltos de 15 cm.

3. Conforto

Toda mulher adepta dos sapatos de salto alto sabe que nem sempre é fácil aguentar o dia inteiro com os pés nas alturas. Por isso, ao comprar qualquer calçado, o conforto deve ser uma prioridade. É de extrema importância vestir o par e caminhar um pouco, fazendo uma espécie de teste antes de adquirir o modelo.

Dicas para usar salto alto

Para arrasar com qualquer salto, a mulher deve seguir algumas regras. Independente no calçado em questão, seja ele um scarpin, uma plataforma ou um salto agulha, é necessário lembrar de manter sempre os ombros retos e a postura ereta. Movimentar os joelhos de forma natural, sem se balançar, também é imprescindível para quem não quer pagar mico.

Dentre as opções de modelos, as tendências são amplas. Na temporada de verão 2014 da New York Fashion Week, se sobressaíram as peças com tiras e aplicações em couro.

A imensa variação na paleta de cores também foi destaque: tanto os modelos nudes, quanto os em tonalidades vibrantes tiveram espaço garantido. A dica é investir naquele calçado que combina com a sua personalidade.

Também é adepta do salto alto? Qual é o seu preferido? Deixe um comentário abaixo!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!