Moda

Estampas para o verão 2016: confira quais estão em alta

Por Redação Doutíssima 17/10/2015

Verão é sinônimo de alegria, cores e, naturalmente, estampas. Nada como um vestido florido para imprimir toda a energia da estação no look. Mas quais serão as estampas para o verão 2016 que qualquer fashionista precisa ter no guarda-roupa? Há várias opções que prometem atender aos mais variados estilos.

A personal stylist Gabrieli Vargas lembra que algumas estampas sempre dão pinta nas coleções de verão, surgindo repaginadas a cada nova temporada de moda. “A que mais promete arrasar corações é a de listras, sejam elas grossas ou finas, coloridas ou preto e branco”, garante.

estampas para o verao 2016 instagram reproducao doutissima

Estampas prometem agitar o verão 2016 e estar presente no visual das famosas. Foto: Instagram, Reprodução

 

Estampas para o verão 2015: como usar?

Segundo Gabrieli, a estampa pode ser incluída no visual de diversas maneiras. “Tudo depende da preferência e do estilo da pessoa que vai usar”, destaca a especialista. Estampas étnicas e geográficas, seguindo uma linha mais abstrata, também prometem ganhar um espaço exclusivo no look das fashionistas.

Algo interessante é que a estampa não precisa necessariamente estar presente na roupa. “As estampas podem aparecer em qualquer peça. As pessoas mais discretas podem optar por um look neutro, usando apenas acessórios estampados”, relembra a personal stylist.

De acordo com Gabrieli, quem gosta de mais cor tem a opção de investir em uma única peça estampada, como um vestido ou macacão. “Já as mais ousadas podem apostar na proposta de misturar estampas, usando mais de uma no mesmo look. As minhas misturas preferidas são a camuflada com oncinha e as listras com florais”, pontua ela.

Apesar de ser uma alternativa ousada, é possível criar um mix de estampas de uma forma relativamente sutil. “A dica é mesclar uma estampa maior com uma estampa menor. Assim, fica mais fácil criar um certo equilíbrio no look”, ensina.

Cuidados ao usar estampas

Muitas mulheres têm medo de investir em peças estampadas, pois elas supostamente desfavorecem a silhueta. Mas, para Gabrieli, isso não é o mais importante. “Qualquer pessoa pode usar estampas. Sou da opinião de que todo mundo pode usar  tudo, desde que esteja se sentindo bem”, explica.

Mas é claro que é possível tomar alguns cuidados, pois algumas estampas de fato podem ajudar ou atrapalhar quando o assunto é favorecer a silhueta. “As listras horizontais, por exemplo, dão a impressão de uma barriga mais saliente”, lembra a personal stylist. Assim, se isso for um incômodo para você, melhor evitar.

 

Para quem estiver atrás de inspirações sobre como usar estampas para o verão 2016, uma boa dica é acompanhar as produções das celebridades e blogueiras. Elas já andam desfilando por aí algumas novidades quentes para a estação.

“As famosas são as grandes ditadoras de tendências. São sempre elas que começam usando e ousando com os novos itens da moda. A blogger Camila Coutinho sabe realizar a mistura de estampas como ninguém, então vale ficar de olho”, recomenda Gabrieli.

A atriz e modelo Yasmin Brunet, a cantora Ivete Sangalo e a apresentadora Didi Wagner também já compartilharam cliques de looks “estampados” no Instagram. É possível buscar referências nas cores e formatos para ficar linda na estação mais alegre do ano.